Água e saneamento

-

Na quinta-feira, 3, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, liderou comitiva local em visita à sede Aegea, em Porto Alegre. Além de buscar informações sobre o que a companhia tem de planejamento para a Capital Nacional do Chimarrão, Jarbas aproveitou para apresentar demandas prioritárias surgidas de diagnóstico feito pelo Executivo. Acompanhado da secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, da procuradora-geral do Município, Gisele Spies Chitolina, e do engenheiro Marco Aurélio Holz – responsável pela fiscalização do contrato de Venâncio Aires com a Corsan, que foi comprada pela Aegea -, o prefeito foi atendido pela gerente de Relações Institucionais, Fernanda Borges, responsável pela gestão da regional à qual o município pertence.

As reivindicações que a Capital Nacional do Chimarrão apresentou como prioridades são três: a garantia do abastecimento de água, especialmente no verão, quando a parte alta da cidade, principalmente, costuma conviver com cortes; o avanço na extensão de redes para novos loteamentos residenciais, dessa forma atendendo o plano de expansão do município; e a garantia da qualidade da água oferecida aos cidadãos, pois recentemente foram registrados vários episódios de coloração estranha na água que sai das torneiras.

Além de ouvir a projeção da Aegea de investir R$ 180 milhões nas redes de água e esgoto de Venâncio Aires até 2033 – ano do Marco Regulatório do Saneamento, quando a meta é 100% de água e 90% de esgoto tratados -, a comitiva teve acesso a números relevantes, que demonstram o estágio atual do abastecimento de água e tratamento de esgoto. De acordo com a empresa, são 22.119 economias atendidas e o percentual do esgoto tratado é de 5%, apenas. Um outro índice também chama muito a atenção: chega a 49% o percentual de água tratada perdida no município.

Ter o conhecimento acerca das questões que envolvem água e esgoto é fundamental neste início de relação entre Aegea e Município. É importante fazer o que Jarbas fez: deixar claro o que não está indo bem e se colocar à disposição para colaborar com os trabalhos que estão por vir. Água e esgoto estão diretamente relacionados à saúde e precisam da atenção das autoridades no sentido de garantir cada vez mais avanços.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido