Está chegando a hora de nos despedirmos de 2023. A cada virada de ano se renovam as expectativas para o novo ciclo que se inicia. Ao mesmo tempo, o clima de retrospectiva nos convida a fazer um balanço dos meses que se passaram.
Se 2022 foi marcado como o ano da retomada, após a pandemia de Covid-19, podemos dizer que 2023 foi o ano da superação e da solidariedade. A comunidade de Vila Mariante, segundo distrito de Venâncio Aires, e diversos municípios da região vivenciaram, no mês de setembro, um dos mais tristes capítulos da história gaúcha, ao enfrentar a maior enchente do Rio Taquari. O evento climático trouxe tristeza, prejuízos milionários e testou a força da comunidade.
O cenário devastador colocou à prova a união da população venâncio-airense, que já é conhecida por ser uma comunidade solidária. Em pouco tempo, uma mobilização tomou conta da cidade, formando uma corrente que emocionou e se multiplicou. Vizinhos, voluntários, servidores públicos, empresas e até quem pouco tinha para compartilhar se esforçaram e estenderam a mão aos atingidos pela cheia.
Além dos desafios climáticos, 2023 também foi marcado por investimentos que entraram para a história de Venâncio. Além das obras de pavimentação, iniciadas e concluídas, um dos destaques do começo deste ano foi a inauguração da UTI Pediátrica, um marco para a saúde. Entre as inaugurações, destaque para a abertura da escola infantil do bairro Xangrilá – a maior Emei do município – e o capeamento da Avenida Ruperti Filho, que deu nova cara para a região central. O avanço da iluminação de LED na cidade e interior foi outro destaque do ano. Para 2024, a Administração projeta a inauguração do Centro Materno Infantil (Cemai), considerada a menina dos olhos do prefeito Jarbas da Rosa. O asfaltamento da Estrada Velha, uma antiga demanda dos moradores, também está na lista de obras que devem ser concluídas.
O calendário do ano que se aproxima já reserva momentos importantes. Em maio ocorrerá a Festa Nacional do Chimarrão, o maior evento de Venâncio. Já a partir do segundo semestre, as atenções se voltarão à corrida eleitoral. A eleição dos prefeitos e vereadores é um momento decisivo para o futuro dos municípios. É nas cidades que a vida acontece.
O novo ano chega com muitas metas individuais, mas não podemos esquecer que muitos projetos e sonhos dependem de esforços coletivos. Um município próspero se constrói a muitas mãos. É a caminhada do poder público, da iniciativa privada e das comunidades que irão definir os rumos do próximo capítulo desta história e as marcas que iremos destacar no fim do ano que vem. Que 2024 seja um ano de boas notícias e não faltem fatos e feitos para nos orgulhar.
Editorial da semana
As marcas do ano
Leitura:
3
Minutos