Uma notícia e tanto: Venâncio Aires está em sétimo lugar no ranking nacional de ambiente favorável para empreender. O levantamento é elaborado em conjunto pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, Secretaria de Inovação e Micro e Pequenas Empresas e o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, órgãos ligados ao Ministério da Economia. Como critérios de avaliação, são consideradas as dispensas de alvarás e licenças, além das ações municipais para evitar a burocracia para a abertura de novas empresas.
Além de Venâncio Aires, outras seis cidades gaúchas aparecem entre as 12 mais bem avaliadas em todo o Brasil: Rio Grande (1º), Rio Pardo (5º), Carlos Barbosa (6º), Portão (10º), Panambi (11º) e Sapiranga (12º). Quem levantou a informação foi o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, que esteve na quinta-feira, 12, em Venâncio Aires, para participar do primeiro painel Gente & Negócios de 2022, uma iniciativa do jornal Folha do Mate e Rádio Terra FM. O evento foi realizado no espaço do Chimarródromo, no Parque, integrando a programação da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
De acordo com o ranking, Venâncio Aires tem 771 atividades econômicas de baixo risco dispensadas de alvarás e licenças, o que reduz drasticamente o tempo de espera para regularização e funcionamento de novos negócios. Para Brum, o processo é fundamental para o desenvolvimento do município, uma vez que acelera a geração de emprego e renda. O secretário acredita que, com a implantação do Tudo Fácil Empresas – uma plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado, coordenada pelo Descomplica RS, Jucis e Sebrae, que se configura em um avanço no sistema Integrador Estadual da Junta Comercial -, será possível tornar o fluxo ainda mais simplificado.
Além de Brum, também comemoram o bom desempenho da Capital do Chimarrão o prefeito Jarbas da Rosa e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti. Os dois entendem que é possível melhorar ainda mais as condições para atração de investimentos e subir no ranking. Jarbas lembra, aliás, que Venâncio Aires já ocupou a quarta colocação. Tudo que vier para melhorar, serve. Ainda mais para quem quer empreender.