Calendário ‘correndo’

-

Passamos por tantas situações de dificuldades nos últimos meses que o processo eleitoral acabou ficando em segundo plano. No entanto, o calendário segue ‘correndo’ e, nesta sexta-feira, 5, foi cumprida uma etapa importante. Cargos em comissão (CCs), servidores efetivos e contratados de forma temporária, que têm intenção de disputar cargos eletivos no pleito deste ano, deixaram suas funções na Prefeitura de Venâncio Aires. No total, de acordo com levantamento obtido pela redação integrada da Folha do Mate e Terra FM, 35 servidores encaminharam os seus desligamentos.

Eles estavam lotados nos mais diversos setores da Administração e, agora, vão se dedicar às suas campanhas. O procedimento é praxe, mas contribui para a formatação do cenário político no município. Em princípio, a relação – que pode ser conferida na página 12 desta edição – traz nomes de postulantes à Câmara de Vereadores, apenas. Nenhum deles manifestou, até o momento, interesse em disputar a eleição majoritária. Até porque os CCs são militantes de partidos que integram a base do governo. E não há pré-candidatos a prefeito ou a vice que estivessem trabalhando no Poder Executivo da Capital Nacional do Chimarrão.

É importante ressaltar que nem todos os servidores que deixaram suas funções concorrerão, necessariamente, em outubro. Embora seja improvável, até porque as legendas partidárias fazem suas contas com antecedência, alguns podem acabar ficando de fora das listas para o Legislativo. Em 2024, cada sigla pode lançar 16 candidatos, 11 homens e cinco mulheres. No pleito de 2020, eram 23 candidatos. Serão menos políticos em busca dos votos, mas isso não quer dizer que o trabalho será menos intenso. Até porque, tudo indica, o número necessário de votos para se garantir na Câmara deve aumentar.

Fato é que, em muito pouco tempo, todos estarão, mais uma vez, recebendo as visitas daqueles que pretender representar a comunidade de Venâncio Aires pelos próximos quatro anos. Será mais uma oportunidade de os eleitores avaliarem os currículos e, no caso de quem já é conhecido, a trajetória. Cada tomada de decisão será importante para a composição dos poderes públicos. E nunca é demais destacar que cada um tem o dever de exercer a cidadania de forma consciente e sem sofrer pressão. Chegou a hora de pensar a quem confiar o seu voto.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido