Carnaval e Covid

-

Chegamos ao feriadão de Carnaval com os números de novos casos de coronavírus em queda. Pela quarta semana consecutiva, Venâncio Aires registrou redução no número semanal de infectados pela doença. Ainda são muitas pessoas positivadas todos os dias, mas segue se confirmando a tendência de arrefecimento da pandemia. O número de confirmados desta semana 351 só não é menor, em 2022, do que o registrado na primeira semana ‘cheia’ de janeiro, entre os dias 3 e 9. Uma informação importante e que nos enche de esperança.

Só que, daí, temos a folia. E, como todos sabemos, Carnaval é época de reuniões, encontros, enfim, é tempo de aglomerações. E, justamente os números em queda, serão combustível para os momentos de alegria e descontração típicos do Carnaval. Com as flexibilizações cada vez maiores – inclusive com a discussão mais frequente sobre a possibilidade de abandono das máscaras – e outras festividades e atividades esportivas acontecendo há um bom tempo, não temos como negar que as ‘junções’ vão rolar. Por isso, o que resta fazer é alertar para que todos tenham cuidado.

Os picos de infecções e momentos de maior circulação das diferentes cepas da Covid-19 sempre foram registrados depois de feriados prolongados, aqueles mais tradicionais. Com a Ômicron, nesta temporada de verão, a volta da praia, para muitos, foi de notícia negativa, pois as aglomerações, associadas à rapidez de disseminação da variante, contribuíram para a escalada exponencial do número de novos casos da doença. Menos mal que os sintomas foram mais leves, as internações não ‘explodiram’ na mesma proporção dos diagnósticos positivos e a gravidade não se elevou comm em outros momentos da pandemia.

No entanto, não podemos esquecer que o ‘inimigo invisível’ ainda está entre nós. Não é prudente contar apenas com a sorte, pois agora sabemos que o coronavírus se manifesta de forma distinta em cada pessoa que acomete, de acordo com o organismo. Que todo mundo está farto desta restrição de vida social a gente sabe, mas não devemos simplesmente achar que a Covid já é passado. Curta o seu Carnaval, faça a sua festa, porém lembre-se de tomar os cuidados básicos. Ninguém quer uma nova onda de tristeza.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido