Há muitos anos se debate em Venâncio Aires sobre a necessidade de uma modernização no sistema de iluminação pública. O assunto sempre foi pauta e gestões anteriores tentaram deflagrar a revitalização, mas sempre havia um ou outro entrave para barrar os serviços. Deixando de lado o mérito de quem é o ‘pai da criança’, fato é que Venâncio Aires, finalmente, vai ter novidades na área, na cidade e interior. Se tudo der certo, os materiais chegarem dentro dos prazos e o cronograma for mantido – e a aposta é de que vai -, devemos ter lâmpadas de LED instaladas na Capital do Chimarrão até setembro.
Na quinta-feira, 1º, três caminhões Mercedes Benz novinhos e adaptados para os trabalhos de troca e manutenção de redes elétricas foram incorporados à frota do Setor de Eletrificação da Prefeitura. O prefeito Jarbas da Rosa fez questão de dar publicidade às aquisições, uma vez que a modernização do setor é vista como uma grande realização política, assim como uma garantia de mais segurança nas ruas do município. A julgar pelos exemplos de outras cidades que também implementaram as luminárias de LED, o que parece uma simples troca de lâmpadas será motivo para elevação da autoestima dos moradores de Venâncio Aires.
Por isso, as primeiras 3.050 unidades, cujo processo de compra já está concluído, serão instaladas na ‘artéria central’ da cidade. O serviço iniciará no trevo de acesso ao município, seguindo pelo Acesso Leopoldina, rua Osvaldo Aranha e Acesso Grão-Pará. Teremos uma espécie de ‘serpente luminosa’ entre a RSC-287 e a Escola São Judas Tadeu. Nos dois caminhódromos, aliás, novos postes serão instalados. O Setor de Eletrificação encomendou junto com a primeira leva de lâmpadas 160 estruturas para padronizar a iluminação pública.
Foram investidos, neste primeiro momento, aproximadamente R$ 2,2 milhões, recursos provenientes do fundo da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A taxa vem sendo cobrada há muito tempo e, enfim, será revertida para a única área que poderia ser: a iluminação. A partir de agora, tudo é curiosidade. Todos querem saber como vai ficar o serviço, quanto tempo vai levar para todo o sistema ser revitalizado e quanto isso vai custar, no fim das contas. O mais importante, porém, é que chegou a vez do LED.