Ao longo de sua história, Venâncio Aires se notabilizou por sempre oferecer oportunidades a quem quer trabalhar. Nem sempre o serviço é aquele que classificamos como o ‘dos sonhos’, mas espaço no mercado existe, e é isso que importa para quem quer ter o mínimo de dignidade e independência. A Capital Nacional do Chimarrão, nesse contexto, vai na contramão de inúmeros municípios gaúchos e brasileiros que sofrem com a falta de emprego formal, principalmente.
Não é à toa que, se sairmos pelas ruas da cidade perguntando de onde as pessoas são naturais, facilmente encontraremos gente de todos os cantos do estado, que em algum momento de suas vidas ouviram dizer que Venâncio Aires é uma terra próspera, que oferece oportunidades e qualidade de vida. Com a demanda por trabalhadores sempre existente, principalmente na indústria de transformação — e, particularmente, no setor tabacaleiro, o carro-chefe da nossa economia —, podemos dizer que somos a cidade do trabalho.
Além de atender à expectativa dos que são naturais daqui, Venâncio Aires tem por característica ‘abrir os braços’ para quem vem de fora, seja de onde for. Talvez, por isso, quem chega à Capital Nacional do Chimarrão sinta de forma tão evidente a vocação para o acolhimento e o voluntariado. É um lugar diferente de muitos outros, um município que está sempre disposto a receber quem quiser somar e contribuir para o desenvolvimento.
A relevância da manutenção desta característica de cidade de gente que tem apreço pelo trabalho é observada pelas lideranças políticas e empresariais. Em conjunto, traçam estratégias para o atendimento da demanda nos mais diversos setores da nossa economia. Exemplo disso é o Feirão de Empregos que será realizado neste sábado, 19, que está sendo considerado o maior já realizado nos seus 134 anos de história. Uma fundamental aproximação entre quem precisa de mão de obra e quem quer emprego.
Ações como essa mostram não só a preocupação do poder público em manter as oportunidades em evidência e agir para que os espaços sejam preenchidos, mas também o esforço das empresas no sentido de contratar, capacitar e dar cada vez melhores condições aos trabalhadores. Desta vez, são 540 vagas e, pelo menos, 20 empresas em busca de profissionais. Que possamos ter, sempre, essa abundância de oferta por aqui.