Após uma semana dramática, marcada por um dos piores temporais já registrados na história de Venâncio Aires, a comunidade se une para celebrar, neste fim de semana, a 148ª Festa de São Sebastião Mártir, padroeiro do município.
Em meio a prejuízos, transtornos e cenas que até mesmo os mais antigos relatam que nunca tinham visto, a festa chega com um convite importante: é tempo de agradecer pela vida e renovar a esperança por dias melhores. Apesar dos estragos, ainda incalculáveis, Venâncio não perdeu vidas e nem registrou feridos após este temporal devastador. Estima-se que 1,2 mil edificações foram danificadas. Além disso, prédios comerciais e lavouras foram duramente impactados pela força do evento, deixando prejuízos significativos. O temporal atingiu também espaços comunitários. A Igreja Matriz São Sebastião Mártir e o pavilhão de eventos, onde são realizadas as programações da festa do padroeiro, também sofreram com o evento climático. Contudo, em um gesto de união e força voluntária, a comunidade se mobilizou para recuperar esses locais e garantir que as festividades sejam mantidas.
Mais do que uma tradição de Venâncio Aires, a Festa do Bastião é um símbolo de fé e devoção. Considerada um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Sul, a festa reúne, todos os anos, milhares de fiéis, tendo como ponto alto da programação, a missa campal e a procissão pelas ruas centrais do município. Inclusive pessoas que não são católicas prestigiam as programações, dado o respeito e a tradição do evento entre as famílias.
A festa religiosa deste fim de semana ganha, portanto, um significado ainda mais profundo após essa tempestade. Além de ser uma manifestação de homenagem e devoção, torna-se um ato simbólico de agradecimento e evidencia a resiliência e o espírito comunitário da população venâncio-airense, que já sofreu as consequências de duas enchentes histórias em setembro e novembro do ano passado.
Neste sábado, 20, feriado municipal, ainda será um dia de trabalho para muitas pessoas, assim como haverá marcas e prejuízos que permanecerão por muito tempo, mas espera-se que as famílias possam reservar esse momento para renovar a fé no padroeiro e prestigiar essa que é a festa mais antiga e tradicional do município. Viva São Sebastião Mártir!