Se estivéssemos vivendo “dias normais”, exatamente em uma semana os brasileiros estariam indo às urnas para eleger prefeito, vice e vereadores. Porém, o ano atípico provocado pela pandemia do novo coronavírus alterou, inclusive, o calendário das eleições municipais. Com isso, somente neste domingo, 27, inicia o período de propaganda eleitoral. Os candidatos terão 45 dias para apresentar suas propostas aos eleitores que irão eleger os representantes no dia 15 de novembro. Até lá, os postulantes aos cargos de prefeito e vereador serão desafiados a realizarem uma campanha que promete ser muito diferente das anteriores em função dos protocolos sanitários que impõem algumas restrições e cuidados em atividades coletivas.
Protagonistas do pleito de 2018, nas eleições presidenciais, as redes sociais devem ganhar força nas eleições 2020. Como o contato com o público estará mais comprometido, respeitando o isolamento social, esta deve ser a aposta de muitos candidatos. Neste contexto da pandemia e com o desafio de se aproximar do eleitorado, a informação – séria, imparcial e de credibilidade – é ferramenta essencial para um processo eleitoral e a principal fonte para um voto consciente. Foi essa a mensagem repassada aos candidatos a prefeito e dirigentes partidários de Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado durante as reuniões realizadas na quinta-feira, 24, para entrega do Plano de Cobertura das Eleições 2020. Folha do Mate e Terra FM apresentaram as iniciativas que irão integrar a cobertura multimídia da campanha e do dia do pleito, o que inclui uma série de reportagens, entrevistas, debates e pesquisas eleitorais. Com o slogan ‘Seu Voto, Sua Voz’, lançado para marcar os 100 dias para as eleições, Folha e Terra farão uma cobertura multiplataformas, para interagir e informar toda a audiência: no jornal, no rádio e na internet. A cobertura também marca o primeiro trabalho conjunto da fase de integração das redações dos dois veículos. O novo estúdio da emissora já está em construção e, ainda no mês de outubro, Folha e Terra funcionarão no mesmo endereço.
É do novo estúdio da Terra que será feita a transmissão de uma programação especial no dia 15 de novembro. Desde as primeiras horas da manhã as equipes estarão nas ruas para compartilhar a movimentação do pleito em Venâncio e região. A partir das 15h, a 105,1 FM inicia uma programação ao vivo que se estenderá até o turno da noite, com o resultado e análise da votação. Mais de 20 profissionais estarão envolvidos na cobertura do pleito, atualizando as plataformas digitais e também produzindo edição impressa extra, que circula na segunda-feira, 16.
Na semana que antecede o domingo de votação, Folha e Terra FM agendaram quatro dias para debates com os candidatos a prefeito. Na segunda-feira, 9 de novembro, é com Vale Vale Verde; na terça-feira, 10, é a vez de Passo do Sobrado; na quarta-feira, 11, será com Mato Leitão; e na quinta-feira, 12 de novembro, último dia para a realização de debates, conforme legislação eleitoral, ocorre o segundo debate com os candidatos a prefeito de Venâncio Aires. O primeiro, com transmissão ao vivo pelo rádio e pela internet, já ocorre em menos de duas semanas: no dia 8 de outubro. Oportunidade para o eleitorado acompanhar os confrontos de propostas dos candidatos que, no pleito de 2016, já protagonizaram uma das eleições mais acirradas da história da política local.
Giovane Wickert (PSB) e Jarbas da Rosa (PDT) são as duas opções de voto para os venâncio-airenses, no dia 15 de novembro. Um deles fará a gestão do município de 2021 a 2024, e cabe ao eleitor, de forma consciente, confiar o voto àquele que está mais preparado para esse desafio.