A Capital do Chimarrão está em contagem regressiva para o seu maior evento econômico e cultural: a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). A 16ª edição, que se inicia na próxima quinta-feira, 5, vai contar com programação diversificada, shows musicais, eventos esportivos, comercialização de produtos e muita integração, brindada com a bebida símbolo dos gaúchos e um ícone da amizade e hospitalidade. O chimarrão é o principal protagonista da festa, conhecido por ter o sabor do Rio Grande.
A expectativa para a realização do evento, depois de três anos sem realizá-lo e de todas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, é a melhor possível. A perspectiva é de que a 16ª Fenachim seja a festa da retomada e marque o início de um novo capítulo de desenvolvimento, fomento aos negócios e valorização da cultura venâncio-airense e regional.
Para marcar essa contagem regressiva, a Folha do Mate publica, encartado na edição deste fim de semana, um caderno especial que destaca as principais atrações e reforça o convite para que você e sua família prestigie o evento e faça parte deste momento histórico. Esta publicação, produzida pela equipe de reportagem da Folha, também circulará em outros três jornais que integram a Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS): Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul; A Hora, de Lajeado; e Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, que junto com a Folha, são os principais jornais dos Vales do Rio Pardo, Taquari e Jacuí. É uma tiragem de 25 mil exemplares que evidenciam os nove dias de programação que movimentarão o Parque Municipal do Chimarrão de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio.
A festa se aproxima e com ela cresce a expectativa de um excelente público, além da visita de importantes autoridades estaduais e federais. Nesta semana, uma comitiva da festa esteve em Brasília e entregou o convite em mãos ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que prontamente foi ‘convocado’ a visitar a Fenachim, no próximo fim de semana, quando ele estará cumprindo agenda em solo gaúcho. A agenda se confirmando, pela primeira vez a Festa do Chimarrão terá a presença de um presidente da República, o que certamente será importante para evidenciar o nome de Venâncio, da festa e a cultura do chimarrão, para todo território nacional. Neste momento de retomada, precisamos celebrar nosso maior evento e ser torcedores do sucesso da festa, evidenciando o que temos de melhor a oferecer.