Nesta semana Venâncio Aires ultrapassou a marca de mil casos confirmados para Covid-19. O número é resultado da testagem em massa anunciada em julho, pela Prefeitura. A força-tarefa está identificando a soroprevalência do novo coronavírus na Capital do Chimarrão.

Venâncio é um dos únicos municípios gaúchos a oferecer a testagem em massa à população, permitindo identificar a quantidade de pessoas contaminadas ou até quem já possui anticorpos para o vírus. Nove mil testes de um total de 15 mil adquiridos para a testagem em massa já foram aplicados. A boa notícia é que, dos 1.032 casos confirmados até esta sexta-feira, 968 estão curados, conforme o último boletim epidemiológico. Inclusive, a médica infectologista Sandra Knudsen define o período atual como o início da curva descendente do coronavírus no município.

Além da testagem em massa, Venâncio Aires teve outra iniciativa que recebeu destaque no estado, após ganhar atenção da imprensa estadual, na última semana. Venâncio é o único município gaúcho que liberou, a partir de um projeto-piloto, atividades para crianças atendidas em espaços pedagógicos que oferecem o chamado turno oposto. Quatro estabelecimentos foram autorizados pela Prefeitura a voltar a realizar atividades recreativas, com número reduzido de crianças, no dia 13 de agosto. Para isso, cada espaço pedagógico apresentou um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus.

Entre os rígidos protocolos de segurança está a testagem dos 26 alunos abrangidos nesta proposta e também dos familiares mais próximos deles. Como anunciado anteriormente, as crianças e suas famílias passarão por um novo teste, entre este sábado e segunda-feira, 31, justamente para analisar o impacto deste retorno. Os resultados servirão como base para importantes decisões que serão tomadas nos próximos dias ou semanas, o que inclui a ampliação da retomada de atividades na área da educação.

Evidentemente, novos protocolos também dependem das classificações do Governo do Estado nas rodadas do Distanciamento Controlado. Apesar da autonomia que vem sendo garantida aos prefeitos, a classificação do Estado ainda tem um peso importante e reflete diretamente nas flexibilizações, aliás, tão aguardadas pela comunidade, especialmente em alguns setores. Um exemplo disso é a reabertura dos ginásios de esporte. O retorno estava previsto para esta sexta-feira, 28, mas em virtude da bandeira vermelha – que acabou, por força da cogestão regional possibilitando protocolos de bandeira laranja – os esportistas terão que aguardar mais um pouco. Pouco mesmo, afinal, o anúncio da bandeira laranja, no fim da tarde desta sexta-feira, já indica melhora dos indicadores e sinaliza que, muito em breve, a bola vai rolar.

Mas, é no retorno das aulas presenciais que está a decisão, talvez, mais polêmica e difícil de ser tomada. O Estado garante que não fará nenhum movimento em relação ao retorno das aulas sem que seja possível garantir a segurança dos alunos. E, assim, setembro já bate à nossa porta. Na terça-feira, 1º, em uma nova reunião se buscará consolidar a projeção de datas para o retorno presencial de cada uma das etapas de ensino no Rio Grande do Sul. Certamente não é uma decisão fácil. É preciso que tudo seja alçado com sabedoria e segurança. Já tivemos período mais difíceis desde que iniciou a pandemia, mas poderemos, de forma gradual e responsável, viver dias melhores, dentro do novo normal.