Crise do cuidado

-

A Folha do Mate e Terra FM encerraram nesta sexta-feira, 25, o ciclo de painéis Gente & Negócios de 2024, com a realização do sexto evento na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Durante o ano, vários temas importantes foram colocados em debate e ontem o painel foi sobre ‘Crise do cuidado: Impactos no mercado do trabalho, na composição familiar a necessidade de políticas públicas’.

Além dos três painelistas convidados, o superintendente Regional do Sesi RS, Juliano Colombo, o deputado estadual Airton Artus, e o prefeito Jarbas da Rosa, um público de 60 pessoas interessadas no tema participou do evento, que se estendeu das 11h às 13h, com transmissão ao vivo pela Rádio Terra FM e em vídeo pelo canal Terra Play, no YouTube.

Durante duas horas, a jornalista Letícia Wacholz mediou um painel que teve foco em duas áreas especiais que demandam ações urgentes da sociedade civil, da academia e do poder público: o atendimento ao número cada vez maior de pessoas idosas – a medida em que avança a longevidade, especialmente na região Sul do país – e também o número crescente de laudos com diagnóstico de autismo em crianças, que precisam de atendimentos especializados multidisciplinares.

Juliano, Airton e Jarbas, os dois últimos políticos que são médicos, refletiram sobre esta realidade e discorreram sobre a necessidade de ações conjuntas da sociedade para ampliar, de forma rápida, a rede de atendimento e proteção para estas duas realidades, que crescem dia a dia.

Juliano, que faz palestras sobre o tema, trouxe muita informação e apontou a necessidade de avançar a construção de estruturas e formação de profissionais especializado para o atendimento de idosos e crianças com autismo.

O deputado Airton Artus também falou sobre o Projeto de Lei que apresentou na Assembleia Legislativa, denominado Terceira Idade com Dignidade, onde traça diretrizes para que o poder público estadual se alie aos municípios e famílias para o custeio do atendimento de pessoas idosas, no acolhimento em estruturas de saúde especializadas no cuidado.

O prefeito Jarbas da Rosa trouxe informações sobre as duas frentes e falou de ações que o Município já tem, em andamento, como o Centro Integrado em Educação e Saúde (Cies), que trata da questão do autismo, e o projeto do governo em investir na construção de uma estrutura para ampliar o atendimento às crianças autistas e suas famílias. Jarbas citou também o projeto-piloto que foi instituído em Venâncio, com a construção do Centro Dia, casa que acolhe, durante o dia, idosos que ficam sozinhos em casa, enquanto os familiares trabalham. O Centro, construído com emenda do deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), atende 20 idosos e desperta para uma demanda muito maior.

O painel de encerramento do Gente & Negócios sobre a crise do cuidado trouxe à tona um tema importante e despertou a necessidade de mais ações de atendimento e proteção a idosos e autistas.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido