A pandemia de Covid-19 acelerou o uso da tecnologia em muitos processos do dia a dia. Com a educação não foi diferente, e em pouco tempo professores e alunos tiveram que ser inseridos a um universo digital que veio para ficar. Independente do cenário epidemiológico, fato é que uma educação inovadora e mais do que isso, inclusiva, exige que escolas e instituições de ensino estejam conectadas às ferramentas tecnológicas.

Nesta semana, Venâncio Aires deu exemplo para as cidades brasileiras e mostrou que vem fazendo a ‘lição de casa’. Por meio do programa ‘Conecta Educação’, a Administração de Venâncio Aires realizou a entrega de equipamentos para as escolas da rede municipal. Na ponta do lápis, são R$ 3,25 milhões investidos na aquisição de chromebooks, notebooks, kits de robótica e softwares. Os notebooks, por exemplo, serão instalados em todas as salas de aula do Ensino Fundamental a partir do mês de abril, para que os professores estejam conectados, em tempo real, ao sistema da Secretaria Municipal de Educação.

São itens diversos que irão possibilitar um ensino 5.0 nas escolas municipais da Capital do Chimarrão. Venâncio estreia uma nova fase na educação pública, que se soma ao processo de formação que professores já tiveram ao longo do ano passado. Além dos equipamentos, o pacote de investimentos inclui uma biblioteca digital, por meio da Árvore de Livros. A plataforma já disponibiliza mais de 30 mil exemplares de e-books, para aluno e professor.
Estes dois protagonistas, aliás, continuam e continuarão sendo a essência da escola, mas terão a tecnologia em sala de aula para somar, multiplicar e conectar o aprendizado, afinal, as ferramentas digitais podem tornar o ambiente escolar ainda mais atrativo e sintonizado com tudo que está em nossa volta e que é, cada vez mais, digital.
Venâncio Aires dá um ‘F5’ nas salas de aulas, e os novos ‘parceiros tecnológicos’ chegam com uma meta ousada do prefeito Jarbas da Rosa: tornar a rede municipal de Venâncio Aires uma das melhores do nosso país.