A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou nessa semana um dos mais tradicionais estudos a respeito do desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros: o Índice Firjan. A pesquisa leva em consideração quesitos nas áreas de Educação, Saúde e Emprego e Renda, dos quais é extraída a média — denominada de Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) — que determina a classificação de cada cidade.
Em 2025 (base de dados de 2023), Venâncio Aires obteve o seu melhor desempenho no levantamento. Considerando ‘notas’ de 0 a 1, ficou com 0,6969 em Educação, 0,7397 em Saúde e 0,9128 em Emprego e Renda, o que rendeu um inédito IFDM de 0,7831 à Capital do Chimarrão. Com exceção do resultado da Saúde, que em 2022 (base de dados de 2020) tinha sido de 0,7456, todos os demais são recordes alcançados. No Rio Grande do Sul, o município aparece na 56ª posição, enquanto, no país, ocupa a 373ª colocação.
Como já citado, é um desempenho relevante, em especial na área de Emprego e Renda. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, ressalta, no que se refere a essa área, Venâncio Aires apresentou crescimento nas atividades industrial e agroindustrial, fator que ele considera fundamental para o índice de 0,9128, que aponta um ‘alto desenvolvimento’. De acordo com ele, a indústria de transformação, puxada principalmente pela cadeia produtiva de tabaco, também contribuiu significativamente para o resultado.
Hüttmann evidencia ainda os investimentos da Administração em infraestrutura, capacitação de mão de obra específica para as empresas locais e incentivo ao empreendedorismo para a geração de empregos formais, o que, segundo ele, acaba influenciando diretamente o aumento da renda dos trabalhadores e garante reflexos positivos em estudos como o da Firjan. “Não é à toa que o slogan da Prefeitura de Venâncio Aires é ‘Terra de Desenvolvimento’”, observa o secretário, ao destacar o ‘bordão’ da atual gestão do prefeito Jarbas da Rosa (PDT).
Ainda de acordo com o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Venâncio Aires deve colher ainda melhores resultados nos próximos anos. Como os dados considerados para a pesquisa de 2025 são referentes a 2023, Hüttmann aposta que o desempenho da Capital Nacional do Chimarrão será mais relevante nos próximos anos. “Tenho certeza de que, quando forem considerados os números de 2024 e 2025, teremos resultados mais significativos, muito provavelmente com o município figurando entre os 50 melhores do Rio Grande do Sul. Isso mostra que estamos evoluindo, muito por conta da autonomia que o prefeito Jarbas nos confere em relação à adoção de políticas públicas. A gente sabe do nosso potencial socioeconômico e a expectativa é manter a evolução”, conclui.