Esperança renovada

-

Há uma nova esperança no que se refere ao aumento do efetivo da Brigada Militar. Embora o assunto seja pauta o tempo todo, em razão do déficit de pessoal na 3ª Companhia – comenta-se que temos, atualmente, pouco mais de 30% do número ideal de brigadianos para uma cidade do porte de Venâncio Aires -, quase nada se conseguiu de avanço nos últimos anos. Só que, mais recentemente, com a onda de furtos, em especial nos bairros Santa Tecla, Aviação e Bela Vista, a comunidade voltou a pressionar as autoridades, que por sua vez, foram até o secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron.

Conforme noticiado pela Folha do Mate na edição de quinta-feira, 21, o deputado estadual Airton Artus (PDT) intermediou a agenda, da qual participaram também o prefeito Jarbas da Rosa e os vereadores Gerson Ruppenthal (presidente da Casa do Povo) e Ana Cláudia do Amaral Teixeira (líder de governo no Legislativo), todos do PDT. Mais do que ouvir o pleito dos venâncio-airenses acerca da necessidade de mais PMs para o serviço efetivo de patrulhamento, Caron foi atualizado sobre o que Artus chama de “pacto não cumprido” pelo Governo do Estado. É que, na época da construção da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), em Vila Estância Nova, Estado e Prefeitura acertaram algumas contrapartidas.

Além do aumento de efetivo da Brigada Militar, foi acordada a construção de uma Delegacia de Polícia, em um terreno doado pelo Município, nas proximidades do Fórum; a elaboração de estudo para implementação de uma Vara de Execuções Criminais; a destinação da área de 100 hectares do Instituto Penal de Mariante (IPM), para criar um novo Distrito Industrial; e a instalação de um posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao lado da Escola Estadual Adelina Isabela Konzen. Só o Distrito acabou se confirmando, e muito tempo depois.

Apesar de anos de esforços praticamente em vão, as autoridades fizeram mais uma vez a sua parte, que é levar ao Estado as demandas que são de sua responsabilidade. E a novidade é que, com a chegada de policiais penais à casa prisional do interior de Venâncio Aires, a BM pode ser reforçada em breve. Os sete PMs que hoje trabalham na Peva podem ser integrados à 3ª Companhia, ou pelo menos alguns deles. Sandro Caron, inclusive, deve visitar a cidade para avançar nas tratativas. Que as boas notícias venham logo. E, para não passar em branco: a Polícia Civil também precisa de pessoal, tanto administrativo quanto operacional.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido