Tradicionalmente, a escolha das soberanas marca o pontapé inicial para a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). É a partir da definição da nova corte, o que ocorre na noite deste sábado, 30, que se intensifica a organização do evento, define-se as comissões de trabalho e se iniciam as agendas de divulgação da Festa com Sabor do Rio Grande.
Após uma interrupção do calendário da festa, em função da pandemia de Covid-19, Venâncio Aires se prepara para viver, daqui a seis meses, mais uma edição da Fenachim, agendada para maio de 2022. Vitrine dos negócios, da cultura, do turismo e da gastronomia, a festa do próximo ano terá como propósito, além de divulgar nossas riquezas e potencialidades, semear a esperança de tempos melhores. De mais integração. De mais vida em comunidade, uma característica tão marcante do povo venâncio-airense, que tem no chimarrão, símbolo da amizade, a principal representação da sua hospitalidade.
É por esse motivo que a eleição das soberanas da festa, na noite deste sábado, 30, além de coroar três jovens, celebra um momento de retomada. Desde a apresentação oficial das 15 candidatas, no dia 25 de julho, se passaram três meses de preparação, atividades e avaliações. Tempo suficiente para deixar a Capital do Chimarrão na expectativa para o momento máximo do concurso, que é o desfile no Ginásio Poliesportivo. Um verdadeiro espetáculo foi preparado para a comunidade acompanhar, de forma presencial ou virtual. O que deve ser apresentado nesta noite promete ser uma amostra do que podemos esperar da Fenachim 2022. E uma das marcas é o voluntariado, pois dezenas de pessoas estarão trabalhando para proporcionar ao público um evento seguro, e ao mesmo tempo, repleto de glamour e encanto.
Faltando meio ano para esta que promete ser a ‘Fenachim da Retomada’, a comunidade venâncio-airense aguarda, ansiosa, pela definição da nova corte, para começar a respirar, mais uma vez, a Fenachim, a festa que reúne amigos, e tem sabor de tradição. Três mulheres inserem, nesta noite, seus nomes na história da festa e do município. Junto com a comissão organizadora, elas representarão um povo acolhedor, trabalhador, que tem muito orgulho desta terra e que está com saudades de viver esse evento tão especial. Que venha a 16ª Fenachim!