Mais do que resgatar as tradições, enaltecer o hábito do chimarrão e proporcionar o retorno dos grandes encontros, a Fenachim chegou para recuperar o otimismo, tão abalado pela pandemia de Covid-19. Otimismo é a palavra que está no discurso do poder público municipal, da comissão organizadora, das soberanas, dos expositores e também da população, que aguardou com expectativa e está confiante de que uma grande festa nos espera.
Depois de um hiato de três anos, o maior evento de Venâncio Aires está de volta ao calendário regional e estadual. E chegou grande, com nove dias de programação, mais de 200 expositores e potencial de bater recorde de público. É a Fenachim da retomada! Durante a cerimônia de abertura da 16ª Fenachim, nessa sexta-feira, 6, os discursos destacaram a importância da retomada de eventos, negócios, dos encontros e daquele hábito cotidiano e tão especial para nós, gaúchos: as rodas de chimarrão.
A solenidade contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, que instalou a sede do governo gaúcho em Venâncio. Pode-se dizer que, por um dia, a Capital do Chimarrão foi a Capital dos gaúchos. A visita do governador também deu continuidade a uma ‘tradição’ que a festa tem de trazer o chefe do Executivo gaúcho e com ele, boas notícias para o município. Historicamente, as visitas são marcadas por anúncios, inaugurações e assinaturas que marcam o pontapé para importantes investimentos, a exemplo da pavimentação da Estrada Velha, uma demanda de décadas, que agora vai sair do papel. Outra importante notícia chegou na quinta-feira, 5, quando a Folha apurou que, embora o presidente da República, Jair Bolsonaro, não possa comparecer na Fenachim, o presente do Governo Federal para Venâncio veio adiantado: a liberação de mais de R$ 500 mil para a conclusão da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Xangrilá.
Nesta lista das boas novas está a previsão do tempo, que indica tempo firme para os dias de festa. Para um evento do porte da Fenachim, o clima é um ingrediente importante para o sucesso. Mas o visitante é o protagonista e quem dá sentido aos meses de trabalho e organização da festa. Com uma programação recheada e com atrações para todos os gostos e idades, é hora de curtir tudo que a festa tem a oferecer. É hora de brindar o retorno da nossa maior vitrine, a nossa Fenachim.
Editorial da semana
Fenachim para brindar a retomada
Leitura:
3
Minutos
Assuntos