Com o tema ‘A leitura como farol para mentes em transformação’, a 26ª Feira do Livro de Venâncio Aires vai até este domingo, 14, no Parque Municipal do Chimarrão. O evento, que começou na quinta-feira, 11, teve a etapa inicial voltada aos estudantes, que movimentaram o Parque nos dois dias ensolarados. Para o fim de semana, também com previsão de tempo bom, a Feira do Livro promete ser um sucesso, a exemplo das edições anteriores, com grande movimentação de famílias.

Para atender um público de todas as idades, a Feira do Livro conta com uma programação diversificada. Além da venda de livros — que são os protagonistas do evento —, uma série de manifestações culturais integram o evento. A participação dos artistas locais e dos escritores de Venâncio Aires é outra marca.

Organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), a Prefeitura e o Conselho de Cultura, a Feira do Livro se consolida como um evento feito, principalmente, com artistas de Venâncio Aires para a comunidade local. Talentos da música, contadores de histórias, dançarinos e escritores venâncio-airenses se unem para um evento multicultural, que evidencia e incentiva a leitura.

Como principal jornal de Venâncio Aires e veículo que acompanha a Feira do Livro desde a sua criação, a Folha do Mate também se envolve neste evento que é tão importante para o município. Na quinta-feira, dia de abertura do evento, o jornal circulou com um Guia da Feira do Livro, caderno especial com a programação, destaques e atividades para o público infantil. Hoje, abrimos espaço de destaque para a cobertura do evento, como registro do que já passou e um estímulo para que a comunidade prestigie o evento.

Não poderia ser diferente. Desde 1972, quando foi criada, a Folha do Mate tem seu foco de trabalho nos leitores e acredita que a informação de qualidade e a visão crítica são fundamentais para a vida cidadã e o desenvolvimento da comunidade.

Durante sua participação na abertura da Feira, na noite de quinta-feira, o patrono Duca Leindecker, músico, multi-instrumentista e escritor, lembrou que a leitura desenvolve o cognitivo, não apenas pelo conteúdo, mas pelo exercício cerebral que ela exige. Ler reflete em benefícios para a saúde mental, a memória e a interação social. O prefeito Jarbas da Rosa, em sua manifestação, também falou da importância do investimento em cultura, esporte e educação para transformar a sociedade.

“Criar um cidadão com visão crítica, resolutiva e, principalmente, participativa”, disse. Ler o jornal, prestigiar a Feira do Livro ou mergulhar em uma boa obra literária contribuem para essa formação. Que a programação diversificada da 26ª Feira do Livro seja um farol para levar ao Parque do Chimarrão e inserir a leitura como prática diária na rotina dos venâncio-airenses.