O coronavírus ainda faz estragos pelo mundo inteiro. Cientistas trabalham diuturnamente em busca de uma vacina que possa, pelo menos, neste primeiro momento, sinalizar para um real enfrentamento do doença. Incerteza e esperança são palavras pronunciadas o tempo todo. A cloroquina é o novo ‘epicentro’ do debate. Temos uma enxurrada de informações, mas ninguém sabe o que será, ao certo, do futuro.
O que se sabe é que precisamos olhar também para o horizonte, não permanecer com o foco apenas no agora. É de conhecimento geral que não há mal que nunca acabe, portanto chegaremos no momento de recuperação. Até lá, contabilizaremos muitas perdas, é verdade, mas há de chegar o dia em que todos poderão se abraçar e falar da Covid-19 somente como lembrança.
E a recuperação vai ser da economia, da autoestima, dos momentos com amigos e familiares, de tudo o que deixamos de fazer porque precisamos, agora, dar prioridade à prevenção de uma doença que pegou todo o globo terrestre de surpresa e sem piedade. Um inimigo invisível, que está tirando vidas, mas que será vencido pelo ser humano, que acha saída para tudo.
Nesta sexta-feira, 22, duas importantes manifestações públicas convergiram no sentido da necessidade de planejar as ações que serão tomadas em busca da recuperação da economia da Capital Nacional do Chimarrão, mais especificamente. O prefeito Giovane Wickert anunciou que trabalha há 20 dias na formatação de um planejamento que será implementado nos próximos meses. Mesmo que a Covid-19 ainda seja uma realidade, Wickert sabe que é preciso pensar no futuro e, por isso, vai em busca de alternativas que possam dar fôlego aos setores público e privado depois da pandemia.
Quem também distribuiu material revelando que trabalha em um projeto que leva em conta ações de recuperação da matriz econômica foi o pré-candidato do PDT à Prefeitura, o médico Jarbas da Rosa. Ele, assim como Wickert, defende que, além dos próximos meses, é preciso discutir ações para Venâncio Aires nas próximas décadas. As duas manifestações estão publicadas nesta edição.
E porque citamos aqui que elas são importantes? É que tudo indica que Giovane Wickert e Jarbas da Rosa serão os dois principais atores da próxima eleição municipal, ainda mantida para outubro, mas que pode ser empurrada até para dezembro. Há outros nomes postos para a corrida eleitoral à majoritária – como Luiz Fernando Staub (Progressistas) e os tucanos Vinícius Medeiros, Alexandre Wickert e Marcolino Coutinho – e, certamente, eles também têm planos neste sentido, mas o prefeito e o pedetista devem concentrar a maior parte dos votos em 2020, a exemplo do que aconteceu no último pleito, em 2016.
Falar de coronavírus sem levar em consideração o baque econômico e a dependência que teremos de ações concretas do poder público – que também vai ‘sangrar’ com a queda na arrecadação – não é razoável. Por isso, é digno de registro o fato de que os políticos mais influentes de Venâncio Aires estejam atentos a isso. Todos seremos atingidos pelos reflexos desta crise sanitária e econômica e é fundamental saber o que eles pensam.