Uma boa notícia foi confirmada, em primeira mão, pela Folha do Mate e Terra FM nesta sexta-feira, 11. Em meio a tantos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, Venâncio Aires confirma a habilitação, junto ao Governo Federal, para ampliar o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Se o ‘sim’ da União vier, o município dobra a capacidade da UTI e passará a contar com 20 leitos de forma permanente. Desde que foi inaugurada, em 2013, a UTI do HSSM conta com dez leitos. Esse número passou para 18, nos últimos meses, para atender a demanda de pacientes infectados pelo coronavírus.

No entanto, sabe-se que os oito leitos extras serão extintos quando a doença estiver controlada, mesmo que isso ainda não tenha uma data. Agora, com esta habilitação sendo aprovada, os dez novos leitos vão permanecer à disposição quando a pandemia terminar.
A possibilidade de dobrar o número de leitos chega com surpresa para a própria Administração Municipal que, a poucos dias de encerrar o mandato, agilizou o processo, praticamente, de um dia para o outro, para não perder uma oportunidade de ‘ouro’.

Segundo o secretário de Saúde de Venâncio Aires, Ramon Schwengber, os novos leitos poderão ser utilizados de acordo com a necessidade e demanda do hospital. Mais do que isso, poderão servir tanto à UTI adulta, quando a sonhada UTI Neonatal, que mobiliza Venâncio Aires desde o fim de 2018, quando foi lançada a campanha Envolva-se.

As boas notícias relacionadas à UTI não param por aí. A habilitação para ampliar o número de leitos também assegura recursos para o próximo ano. Conforme Schwengber, mesmo se os leitos não estiverem sendo ocupados por pacientes, o Ministério da Saúde estará repassando R$ 1,6 mil por dia, por leito, para a manutenção.

Em um ano tão difícil e desafiador para a saúde, uma notícia como essa representa mais segurança à população, isso porque, os dez leitos é um número, segundo o presidente do hospital, que já se apresenta insuficiente, ao considerar a média de internações. Quem ganha com esse investimento é toda a população de Venâncio e também da nossa microrregião, afinal, o hospital também e referência ‘número 1’ para Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.

Diante de um cenário ainda tão preocupante em função da nova escalada da Covid-19 e na expectativa de uma vacina para todos os brasileiros, Venâncio Aires escreve mais um capítulo importante para a saúde pública. Fica, agora, a torcida para que a habilitação se confirme e em 2021 possamos colher boas e novas notícias, como essa. Enquanto isso, seguimos cuidando e preservando as nossas vidas, e tomando todos os cuidados necessários para frear o coronavírus. Vamos vencê-lo.