No dia 21 de maio, a capa da Folha do Mate trazia a seguinte manchete: Dívida do hospital é de R$ 16 milhões. Três semanas depois, o hospital volta a ser destaque na capa da edição impressa, desta vez, para compartilhar um novo serviço do hospital de Venâncio Aires. Trata-se do cartão ‘HSSM Mais Saúde’, que vai oferecer descontos em atendimentos particulares no plantão, nas internações hospitalares e também em farmácias e laboratórios.
O cartão lançado nessa sexta-feira, 10, é resultado de uma união de esforços que a administração e a direção do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) vêm fazendo para encontrar saídas para essa dívida milionária. Há muito tempo a administração do hospital fala da necessidade de ampliar as receitas com a prestação de mais serviços e atendimentos particulares que, muitas vezes, são buscados em outros hospitais dos Vales do Rio Pardo e Taquari e da região metropolitana.
O cartão HSSM Mais Saúde chega como uma alternativa para injetar receitas na instituição e desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS) que há anos sofre com uma tabela defasada e que castiga Municípios e instituições que atendem pelo sistema público, como é o caso do hospital de Venâncio e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Para implementar essa novidade, tida como uma estratégia fundamental para diversificar as receitas que não têm origem no SUS, o hospital conta com a experiência da empresa Naxia Digital, que já oferece esse mesmo modelo em outras unidades hospitalares do estado.
Para respaldar a oferta destes serviços é importante lembrar e destacar a acreditação que o hospital recebeu no fim do ano passado e que é uma realidade de apenas 6% dos hospitais gaúchos: um certificado que atesta a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, conforme padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
As iniciativas para incrementar receitas e serviços do HSSM não param por aí. Até o fim deste ano teremos a oferta da ressonância magnética, por meio de uma empresa privada. O serviço também contribuirá com as contas do hospital, além de torná-lo referência para esse exame, que hoje, na região, está disponível apenas em Santa Cruz e Lajeado.
A proposta apresentada à comunidade nesta semana mostra o engajamento da direção do hospital, que não vem medindo esforços para encontrar as ‘saídas de emergência’ para amenizar o déficit e alcançar o equilíbrio para manter todos os setores ativos e com a qualidade que os pacientes e a equipe de trabalho esperam e merecem.