Mais segurança para o interior

-

O sentimento que ronda os moradores da área rural nesses últimos dias é o medo. Venâncio Aires registrou assaltos em série nesta semana. Famílias das localidades de Linha Armando, Linha Tangerinas e Vila Palanque foram assaltadas, à noite, e viveram momentos de tensão nas mãos de criminosos.
Muito mais do que o prejuízo financeiro, pelas quantias e bens levados, a preocupação maior é com as vidas que foram ameaçadas. “Por mais de uma vez ele colocou o cano da arma na cabeça da minha filha e a ameaçou de morte”, relatou uma moradora de Vila Palanque, vítima de um dos assaltos nesta semana, em entrevista à Folha do Mate.
Com a sequência de assaltos desta semana, o apelo da comunidade, mais uma vez, é por mais segurança.
Para garantir uma rede de apoio, a Polícia Civil orienta que os moradores do interior mantenham uma relação mais próxima com os vizinhos, evitem a exposição de dinheiro em espécie, objetos de valor ou armas, que são normalmente alvo dos criminosos. A instalação de alarmes, câmeras de monitoramento e contar até com cães de guarda também são medidas que podem ajudar a inibir a ação. Entretanto, é o suporte e a ação rápida e inteligente dos órgãos de segurança que a comunidade espera.
Não é de hoje que se discute sobre a segurança de Venâncio Aires, especialmente no interior, que tem uma extensão territorial gigante. O baixo efetivo, frotas em situações precárias ou até com falta de combustíveis são exemplos de uma realidade preocupante e que escancara a fragilidade da segurança pública. É por conta disso que projetos que envolvem a comunidade e que convocam a classe empresarial, como o programa Vigilância Colaborativa, surgem como braços de apoio à Brigada Militar e Polícia Civil que, cada vez mais, precisam do suporte dos Conselhos de Segurança, pois os recursos são escassos.
Venâncio registra essa onda de assaltos exatamente na semana que o Governo do Estado anunciou R$ 280,3 milhões para compra de viaturas, equipamentos, tecnologia e realização de obras para a área da segurança dos municípios, que é uma competência estadual. Este é considerado o maior montante destinado de uma só vez para as forças de segurança em toda a história do Rio Grande do Sul.
É um anúncio importante, e que indica um olhar especial à segurança. A pressa é em saber quando e o quanto Venâncio Aires vai se beneficiar com esses recursos, sobretudo, com mais efetivo, que é promessa antiga e uma demanda urgente.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido