O mês de outubro dá as boas-vindas e com ele chega uma convocação para a comunidade refletir sobre a prevenção do câncer. Em Venâncio Aires, a programação do Outubro Rosa é realizada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e pela Prefeitura. Neste ano, mesmo com algumas limitações devido à pandemia de Covid-19, as atividades são retomadas.
É com cor-de-rosa que se busca chamar atenção da comunidade para esse movimento que nasceu com o objetivo principal de alertar as mulheres sobre o câncer de mama, mas que também ajuda a atentar para todos os tipos de câncer. Em 2021, em especial, é momento de reforçar a importância dos exames de rotina, que acabaram sendo deixados de lado por muitas pessoas, em função da pandemia. Para marcar o início do Outbro Rosa, a Folha do Mate produziu uma reportagem especial, publicada nesta edição, onde conta a superação de Marta Bohn, 47 anos, que venceu o câncer. Uma história emocionante e que mostra como o esporte é um aliado da saúde.
Na Capital do Chimarrão, quando a causa é a prevenção do câncer, a Liga Feminina, que completou 24 anos neste ano, tem papel primordial, especialmente no auxílio de pacientes carentes. A entidade realiza mais de 1,3 mil atendimentos por mês, com consultas com nutricionista, psicólogo, fornecimento de medicação e exames, leite, suprimento alimentar e fraldas, além de assistência e orientação a pacientes e familiares. Para manter essa rede de solidariedade, as voluntárias contam com doações de empresas e da comunidade, que são convidadas a auxiliar o ano todo. Mas é no Outubro Rosa que as ações ganham mais ritmo e busca-se ampliar o número de doações. Atualmente, 206 pacientes ativos são atendidos pela entidade.
No município, a programação segue até o fim do mês, com muitas atividades para comunidade participar e colaborar. Seja com um litro de leite ou com o repasse de um valor espontâneo, toda ajuda é bem-vinda e necessária. Um dos destaques da programação é o Dia D, agendado para o dia 16 de outubro, um sábado, quando todas as unidades de saúde do município irão abrir as portas para realizar atendimentos exclusivos para o público feminino. O diagnóstico precoce é importante, pois quanto antes descoberto o câncer, mais chances há de cura. Faça parte deste movimento e ajude a disseminar informação e a semente da prevenção.