Entre as novidades da semana, a que mais chamou a atenção foi a evolução das tratativas entre a Universidade do Vale do Taquari (Univates), Prefeitura de Venâncio Aires e Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) para o encaminhamento de parcerias nas áreas de Saúde e Educação, especialmente. Na quarta-feira, 5, a reunião ocorreu na casa de saúde venâncio-airense e serviu, de acordo com o presidente Luciano Spies, para que as equipes pudessem se apresentar.
Deste encontro, todos saíram extremamente otimistas, principalmente porque novas agendas devem ser marcadas para muito em breve e as três partes têm interesse colaborativo. Seja na questão do ensino ou na prestação de serviços, a Univates deixou claro que pretende estar mais presente na Capital Nacional do Chimarrão, umas das cidades que mais envia acadêmicos para a instituição de ensino superior. Os discursos estão alinhados e, mesmo que neste momento ainda não exista debate sobre parcerias específicas, o prefeito Jarbas da Rosa argumenta que, da parte do Município, há a intenção de ir “ao infinito e além”.
A confiança é tanta em resultados positivos que Prefeitura e HSSM já apresentaram à cúpula da Univates a estrutura física disponível e que, por enquanto, está em desuso. O prédio da rua Visconde do Rio Branco, onde está o almoxarifado, ao lado da antiga Secretaria de Assistência Social, está nos planos. A venda do imóvel vinha sendo ventilada com certa frequência, em razão das dificuldades financeiras do hospital, mas a partir de convênios que prevejam investimentos, torna-se uma alternativa para a ampliação do leque de serviços e procedimentos.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as unidades básicas de saúde, a unidade de saúde prisional e até a gestão de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) podem entrar nesta parceria, visto a necessidade do Município e a expertise da universidade, que já atua em colaboração, nestas áreas, na cidade de Lajeado, por exemplo. Procuradoria Jurídica e Controle Interno da Prefeitura, aliás, já analisam um plano base de investimentos da Univates.
Tomara que uma notícia boa puxe a outra, e que o tripé (Univates, Prefeitura e hospital) se consolide, pois como dizem Jarbas da Rosa e Luciano Spies, “é ganha-ganha”.