Pautar assuntos de interesse comunitário está no DNA da Folha do Mate, que tem como missão ‘Informar e desenvolver com cidadania’. Ao encontro disso, uma nova proposta nasce às vésperas do Dia Mundial da Água: o Projeto Nascentes. Desenvolvido pelo jornal, em parceria com a Rádio Terra FM, a iniciativa é um passo à frente nas ações que a Folha realiza historicamente na comunidade.
Durante quase duas décadas, a empresa jornalística desenvolveu o projeto Folha Cidadania, levando serviços para a população, com a presença de parceiros apoiadores. Em um ano de pandemia, que levou as pessoas a refletirem ainda mais sobre a saúde e a olharem ainda mais para suas demandas, a Folha decidiu direcionar as ações na comunidade para uma nova área, considerada de fundamental importância para todos os venâncio-airenses: a água.
Batizado de ‘Nascentes – Nossa água, nosso futuro’, o projeto inicia com caderno especial que circula encartado nesta edição. Já confirmaram apoio à proposta a Prefeitura de Venâncio Aires, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Condusvale.
Ao longo do ano, o assunto estará em evidência nas páginas da Folha do Mate, em programas de rádio, em peças publicitárias relacionadas ao tema e divulgação em redes sociais, além de conteúdo editorial sistemático sobre o assunto, que abrange desde a proteção das nascentes até o tratamento de esgoto em Venâncio.
Folha do Mate e Terra FM vão lançar luz sobre as demandas e o futuro do abastecimento hídrico. Como diminuir a poluição do arroio? Qual a importância da revitalização das nascentes? Como evitar as frequentes faltas de água? Quais as alternativas para garantir a água, no futuro? Para abordar essas questões, serão ouvidos especialistas, moradores da cidade e do interior, entidades e órgãos ligados à preservação da água para conhecer a situação, discutir alternativas e projetos.
Fomentar o debate sobre um tema tão crucial para a qualidade de vida e o desenvolvimento do município faz parte da função social do jornalismo. Afinal, quanto mais sabemos, mais entendemos e mais somos capazes de nos engajar e verdadeiramente fazer nossa parte sobre temas ambientais e de sustentabilidade. Essa é a principal contribuição que Folha do Mate e Terra FM podem oferecer. É preciso conhecer para preservar.