Por dias melhores

-

Em Venâncio Aires, mais especificamente em Vila Mariante, Picada Nova, Vila Estância Nova e arredores, segue a mobilização para a retomada da vida normal depois da enchente do rio Taquari, que deixou um rastro de destruição no segundo e nono distritos da Capital Nacional do Chimarrão. Paralelamente aos trabalhos de reconstrução, têm sido anunciadas importantes medidas do poder público no sentido de colaborar com as famílias atingidas. E continua também a corrente de solidariedade, característica marcante da cidade.

Aos poucos, a situação começa a ser amenizada e os sentimentos de tristeza, decepção e impotência vão dando lugar ao revigoramento e à certeza de que os venâncio-airenses vão dar a volta por cima. Em breve, os cadastrados pela Prefeitura nos últimos dias já devem ter acesso aos recursos que serão enviados pelo Governo Federal – R$ 800 por pessoa, em duas parcelas de R$ 400 – e, embora o montante não seja expressivo, é uma forma de mostrar boa vontade no sentido de socorrer as pessoas depois da adversidade.

Logicamente, os problemas das famílias que foram atingidas não vão evaporar da noite para o dia, mas fato é que a comunidade de Venâncio Aires vem mostrando uma incrível capacidade de resiliência. Passado o momento mais crítico da fúria da natureza, há uma onda de boas vibrações que acabam servindo de estímulo para que as pessoas retomem suas rotinas, mesmo quem perdeu tudo na cheia do rio. A Administração também já deflagrou uma força-tarefa nas estradas do interior mais afetadas e, por mais que todos saibam que intervenções como esta demandam tempo, em algum momento todos serão contemplados.

Esta página da história jamais vai ser esquecida, pois os dramas vividos e o temor de que outra cheia possa ocorrer estarão sempre presentes. No entanto, ela pode ser virada e, por um bom tempo, ficará apenas na memória. Todos têm o direito de reconstruir suas vidas e quem puder deve estender a mão. Por sorte, Venâncio Aires não teve registro de morte, ao contrário de outros municípios, principalmente Roca Sales e Muçum, onde além da destruição restaram cadáveres entre os escombros, algo que entristece ainda mais. Passamos pela pandemia do novo coronavírus e por tantas outras surpresas da vida e vamos passar também por este momento de turbulência. Dias melhores estão por vir, certamente.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido