Quase um ano depois da inauguração do novo Calçadão de Venâncio Aires, a partir das reformas no trecho da rua Osvaldo Aranha, entre a Jacob Becker e General Osório, um novo projeto começa a surgir. O objetivo agora é ampliar a área revitalizada na principal rua da Capital do Chimarrão.
Nesta semana, o deputado federal Marcelo Moraes (PL) anunciou emenda de R$ 1 milhão para a Osvaldo Aranha. A ideia é que, a exemplo do que foi feito no Calçadão, calçadas sejam padronizadas, haja arborização adequada ao passeio público, iluminação e paisagismo. Com as melhorias que estão sendo discutidas com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), pretende-se melhorar o visual do ‘coração’ da cidade, garantir acessibilidade e tornar a via mais atrativa aos munícipes e visitantes. Como consequência, está o fortalecimento do comércio da área central da cidade.
Comerciantes do Calçadão atestam o quanto a obra de revitalização do espaço refletiu em melhorias para as lojas, com uma maior sensação de segurança e um espaço agradável para usufruir em momentos de lazer. Além do aumento no movimento, a instalação de novas empresas é um indicativo do novo fôlego no Centro da cidade. O resultado positivo é um incentivo a mais para que empresários, liderados pela Caciva, se envolvam na elaboração do novo projeto. Afinal, todos ganham em um projeto pensado e executado a várias mãos.
Embora o valor de R$ 1 milhão da emenda parlamentar não seja suficiente para revitalizar todas as quadras da Osvaldo Aranha de uma só vez, sem dúvida, ele garantirá um passo importante para qualificar a área central de Venâncio.
Cabe ao grupo de trabalho que definirá os detalhes do projeto pensar na melhor forma de utilização do recurso. Paralelamente, é importante que se busquem outras fontes de verba para se somar a esse projeto ou viabilizar novas obras de melhoria da infraestrutura central. Além da contrapartida do Município, a parceria com os empresários é um caminho possível.
A exemplo de tantos projetos importantes para Venâncio Aires, nas mais diversas áreas, a Folha do Mate acompanhará de perto a revitalização da Osvaldo Aranha. Certamente, o assunto será notícia muitas vezes, nos próximos meses e anos. Espera-se que esse seja apenas o início de um projeto amplo para tornar ainda mais bonita e atrativa a rua principal, a exemplo do que aconteceu com a Avenida Ruperti Filho, que recentemente recebeu o capeamento asfáltico e ciclovia, e se tornou referência na área central.