A comunidade venâncio-airense conheceu, na noite de quarta-feira, 13, programas e iniciativas constantes no Plano Plurianual 2026-2029, documento que vai nortear as ações do poder público pelo período de quatro anos. Apresentado durante audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, o PPA foi classificado pelo secretário de Gestão e Governança, Tiago Quintana, como “audacioso”.
Construído pela equipe de governo, o plano contou com participação de servidores, integrantes de conselhos municipais e comunidade em geral, que enviaram sugestões no período em que o documento estava sendo elaborado. De acordo com Quintana, o número de pessoas que, de alguma forma, teve ligação com o PPA passou de 850, o que evidencia que os cidadãos sabem a importância que o planejamento tem para os próximos anos da Capital do Chimarrão.
Salta aos olhos a cifra de mais de R$ 2 bilhões que consta no documento como montante a ser investido de 2026 a 2029, nas mais diversas áreas. Recurso que será empregado para melhorar a vida das pessoas, atender a demandas e garantir ainda mais desenvolvimento para o nosso município. Destaque, entre as prioridades, para pautas frequentes do cotidiano: obras de pavimentação, construção do novo Centro Integrado em Educação e Saúde (Cies) e de uma nova escola de Educação Infantil, melhorias no Parcão, implantação de novos serviços nas áreas de saúde e desenvolvimento social, ampliação dos programas de horas-máquina para produtores rurais e modernização da usina de triagem e reciclagem de resíduos.
Assinado pela prefeita em exercício, Izaura Landim — Jarbas da Rosa está participando de missão em Medellín, na Colômbia, de onde retorna neste fim de semana —, o Plano Plurianual seguiu nessa sexta-feira, 15, para a Câmara de Vereadores, onde um novo espaço será aberto para emendas, antes de ser levado à votação. Quando estiver aprovado, restará aguardar a chegada de 2026 para que possamos acompanhar a aplicação, na prática, do que foi colocado no papel. Basicamente o que estamos fazendo agora, só que com base no PPA 2025-2028. É uma espécie de norte a seguir e, para que todos sejam beneficiados com as iniciativas públicas, é importante fiscalizar se o que foi planejado está mesmo chegando à comunidade.