Não há dúvida quanto à relevância do setor agrícola para Venâncio Aires. O município conta com cerca de 5,3 mil propriedades rurais, em seus nove distritos, que contribuem significativamente com a geração de renda – o setor primário é responsável por 16% da economia do município. Em meio a isso, a sucessão rural é um dos principais desafios e um ponto crucial para se pensar no futuro do interior.
Como estarão esses estabelecimentos rurais nas próximas décadas? As culturas agrícolas que hoje formam a principal matriz produtiva do município terão sequência? Quem serão as lideranças à frente de associações e comunidades dos distritos de Venâncio?
Se não é possível responder a essas perguntas, hoje, o que se sabe é que é preciso possibilitar que os jovens permaneçam no interior. É fundamental garantir as próximas gerações que irão residir, trabalhar e manter vivas as comunidades rurais. O tema tem sido foco do trabalho de várias lideranças e entidades representativas de agricultores, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato Rural.
Dada a importância da pauta, a sucessão rural também é assunto prioritário para a Folha do Mate, que retoma frequentemente o tema, em seus mais variados aspectos. Entre eles, a infraestrutura necessária para que o campo seja atrativo para trabalhar e residir, com energia elétrica, internet e estradas de qualidade.
Neste sábado, 15 de julho, data que celebra o Dia Estadual da Juventude Rural, o jornal destaca o tema, no caderno Folha Rural, a partir de exemplos de jovens que têm investido profissionalmente no interior. Uma forma de valorizar quem optou por ficar no campo e têm buscado fazer a diferença na lavoura ou na criação de animais, com muito estudo e uso de tecnologias.
Em alguns casos, são pessoas que saíram do interior em busca de outras oportunidades na área urbana, mas resolveram retornar. Em outros, quem nunca cogitou sair do interior e resolveu seguir o ramo, com apoio e incentivo dos familiares – outro aspecto decisivo, em muitas situações.
Independentemente dessas peculiaridades, são jovens que se tornaram protagonistas nas propriedades e têm ajudado a escrever novos capítulos da história das localidades rurais de Venâncio. Afinal, o trabalho realizado por eles impacta diretamente no desenvolvimento regional.
Que a divulgação desses exemplos seja inspiração para outros jovens e possamos, cada vez mais, noticiar cases de sucesso.