Depois dos festejos em homenagens aos motoristas, neste sábado e domingo as atenções se voltam à 44ª Festa Municipal do Colono, um dos eventos mais tradicionais e antigos de Venâncio Aires.
Uma programação recheada de cultura, música, dança, gincanas, tenda colonial, desfile temático, e claro, aquela gastronomia típica alemã que sempre é sucesso, espera pelos visitantes em Linha Andréas. Além disso, a organização confirmou 48 expositores que irão apresentar e comercializar maquinários agrícolas, itens agropecuários, de artesanato, flores e vestuários.
Os festejos deste fim de semana também marcam a contagem regressiva para as comemorações do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Os 200 anos da presença germânica em solo gaúcho serão comemorados em 25 de julho de 2024, mas as comemorações ocorrerão ao longo de todo o próximo ano. Em Venâncio Aires, os preparativos já começaram. A comissão organizadora conta com representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes e de três grupos alemães de Venâncio, Die Schwalben, Frey und Froh e Grüner Jäger Volkstanzgruppe. A expectativa é da realização de um desfile temático e de atividades que celebrem a cultura e a gastronomia alemã. Também são esperados visitantes da Alemanha para acompanhar as atividades na Capital do Chimarrão.
Os imigrantes alemães deixaram um enorme legado histórico e cultural para nossa cidade e região. Em várias espaços, principalmente na área rural, essas marcas podem ser conferidas na música, na dança, na gastronomia, nos salões das comunidades e no dialeto em alemão preservado em diversos lares.
Um exemplo desta herança cultural está na Associação de Leitura e Canto Jovialidade de Linha Andreás, anfitriã do evento deste fim de semana. No local, está uma dos maiores tesouros do nosso interior, uma biblioteca centenária, que conta com aproximadamente 4 mil volumes. A biblioteca estará aberta para visitação durante a festa. É uma oportunidade de conferir esse patrimônio de pertinho e, claro, fazer um passeio com a família pelo nosso interior.
São dois dias de festa para evidenciar a agricultura e enaltecer os colonos imigrantes que apostaram seus sonhos e dedicaram muito suor e trabalho nestas terras. Homens e mulheres que marcaram a história e tiveram fundamental participação no desenvolvimento da nossa cidade.