Saúde no centro do debate

-

O debate realizado na noite de quinta-feira, 8 – o primeiro em parceria entre o jornal Folha do Mate e a rádio Terra FM 105.1 -, evidenciou que a saúde será o tema de maior destaque nas manifestações dos candidatos à Prefeitura de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB) e Jarbas da Rosa (PDT). O pedetista, por ser médico e ter a enfermeira Izaura Landim (MDB) como candidata a vice, naturalmente faz da saúde o seu principal assunto. E o socialista, formado em Gestão Pública, que tem como candidato a vice o fumicultor Celso Krämer (PTB), já assimilou que a chapa precisa ter a saúde como pauta prioritária.

Obviamente, saúde deve estar no planejamento de qualquer agente político que tenha a intenção de administrar um município, mas geralmente temas como emprego, educação e segurança andam lado a lado. No caso específico de Venâncio Aires, a agricultura também aparece no ‘pódio’ das prioridades, em razão da característica da Capital do Chimarrão, que tem no setor o maior percentual de sua geração de riqueza. A saúde, no entanto, vai comandar o espetáculo até o dia do voto, até porque estamos enfrentando uma pandemia e todos querem respostas sobre como será o futuro, bem como a garantia dos atendimentos na rede pública.

De um lado, Giovane Wickert ressalta seus planos de implementação da UTI Neonatal do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), a busca de emendas parlamentares para tirar a instituição de saúde da crise financeira, as construções de postos em Vila Arlindo e no bairro Coronel Brito e o destaque com o programa Fim das Filas, que inclusive rendeu prêmio de reconhecimento à atual Administração. De outro, Jarbas da Rosa bate na falta de medicamentos na Farmácia Municipal, sustenta que os exames laboratoriais e de imagem são realizados em número insuficiente para atender a demanda de pacientes e sugere que o adversário é acomodado no que se refere à articulação para que Venâncio Aires consiga realizar, pelo menos, a parte de quimioterapia do tratamento oncológico, hoje referenciado no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.

É assim mesmo que funciona uma eleição com atores como temos por aqui. Quem está no comando e busca a reeleição, tem contas a prestar à comunidade, que aprova ou não o trabalho realizado nos últimos quatro anos. Quem está fora e quer entrar, aponta as falhas de quem liderou as ações municipais e apresenta propostas que possam convencer os eleitores de que fará melhor. E é a população apta ao voto, mais uma vez, que decide o futuro de uma cidade, seja pela sequência ou pela mudança. Estamos todos acostumados com este processo.

E é neste contexto que Folha do Mate e Terra FM se inserem, como os veículos que mais informações levarão aos venâncio-airenses. A intenção é contribuir para uma escolha consciente, a partir de oportunidade para os candidatos apresentarem seus projetos na emissora, nas plataformas digitais e no jornal impresso. O conteúdo imparcial, com o mesmo espaço reservado para ambas as chapas nas edições e as entrevistas com Giovane e Jarbas vão seguir até o dia 15 de novembro, quando conheceremos o resultado das urnas. Saúde a todos!

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido