A segurança em Venâncio Aires está, de fato, reforçada. Após promessa do vice-governador do Estado e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, de que três equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar viriam para a Capital Nacional do Chimarrão, os 12 PMs puderam ser vistos em ação no município, na quinta-feira, 3. Segundo as autoridades, eles já estariam na cidade desde o início da semana, com rondas restritas às imediações da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), localizada em Vila Estância Nova.

A presença do grupamento especial chegou a ser colocada em dúvida, uma vez que os policiais – que circulam com farda diferente, em veículos potentes e com armamento de grosso calibre – não tinham sido vistos na área urbana. Na quinta, no entanto, além de marcarem presença na região central, inclusive com registros fotográficos na Igreja Matriz São Sebastião Mártir e na Praça Coronel Thomaz Pereira, os integrantes do Batalhão de Choque participaram de operação no bairro Battisti, que contou até com o auxílio de um cão farejador, segundo relatos.

A ‘aparição’ se deu depois que a Folha do Mate e a Rádio Terra FM divulgaram que alguns leitores e ouvintes estavam suspeitando que o reforço não teria chegado à cidade. O vereador Renato Gollmann (PTB), que na semana passada esteve reunido com o vice-governador, fez contato com o deputado federal Maurício Dziedrieck (PTB) e externou a preocupação. O parlamentar acionou Ranolfo, que incumbiu o subcomandante da Brigada Militar no Rio Grande do Sul, coronel Cláudio dos Santos Feoli, de ‘apresentar’ o Batalhão de Choque para a comunidade.

Embora o grupo se reporte diretamente ao número 2 na hierarquia da Brigada Militar, uma visita de cortesia à comandante da 3ª Companhia, em Venâncio Aires, capitão Michele da Silva Vargas, será encaminhada. Os 12 integrantes do grupo devem permanecer na cidade até o fim de junho, pelo menos. O prazo pode ser prorrogado, se o comando da corporação entender que isso é necessário. No fim das contas, o importante é que a promessa foi cumprida e a população terá a sensação de segurança tão esperada. Agora, ficamos no aguardo de um incremento do efetivo da BM local, que há tempo é solicitado e deve se consolidar em agosto, com a conclusão da formação de novos soldados.