Sem férias para a prevenção

-

O ano virou, o verão chegou e a pandemia não acabou. Embora o calor e o período de férias sejam um convite para momentos de lazer, os números mostram que devemos manter, rigorosamente, o distanciamento e as medidas de prevenção contra o coronavírus. Não é momento de relaxar nos cuidados e a máscara segue sendo uma das principais aliadas na batalha contra a Covid-19.

Depois do inverno, período que mais era temido pelos gaúchos, inclusive com receio de colapso no sistema de saúde, chegamos ao verão com uma realidade escancarada: o número de casos de Covid-19 continua a crescer. O inimigo invisível segue fazendo vítimas e atingindo pessoas de todas as idades, especialmente quem possui comorbidades. Em Venâncio Aires, a 33ª morte foi registrada nesta semana.

Diante de um momento epidemiológico difícil, sobretudo após um período de festas de fim de ano e com a chegada das férias para inúmeras famílias, as primeiras ações do novo governo municipal colocaram a pandemia no centro das atenções. No terceiro dia útil do ano, a Prefeitura de Venâncio Aires lançou a campanha ‘Não dê férias para sua máscara’, com intuito de convocar os venâncio-airenses para dar mais atenção à prevenção. O objetivo é chamar atenção para a importância do uso deste acessório, que deve ser indispensável, faça chuva ou faça sol, independentemente da temperatura que for.
A campanha reforça uma mensagem que já vinha sendo divulgada pela Folha do Mate e Terra FM por meio da campanha ‘Tá na cara quem se cuida’, lançada em abril de 2020 pelos dois veículos. Agora, Folha e Terra somam-se a esta nova mobilização com intuito de oferecer a nossa audiência para levar ao maior número de pessoas essa reflexão, esse apelo.

Também, nesta semana, a Prefeitura intensificou as ações de fiscalização nas ruas e junto a estabelecimentos comerciais. Orientação, sensibilização e conscientização são as palavras que norteiam esse trabalho que busca, de cada um, a contribuição para frear a disseminação do vírus.
Na sexta-feira, 8, o Vale do Rio Pardo viveu o receio de ser classificado em uma bandeira preta em função da lotação dos hospitais e recorde de mortes por Covid-19 na região. Pode-se dizer que, ‘por pouco escapamos’, mas seguimos em bandeira vermelha, o que indica que o cenário exige muito cuidado e responsabilidade.

Enquanto a Covid segue ‘testando’ a população, a expectativa fica em torno da vacinação. Importantes avanços foram registrados nesta semana pelo governo brasileiro. Além disso, em âmbito estadual, o governador Eduardo Leite também se pronunciou e assegurou que o Estado tem a estrutura e logística para a aplicação a vacina. Na Capital do Chimarrão, o assunto também está em pauta. Aliás, a Covid foi tema central da primeira reunião do secretariado de Jarbas da Rosa e Izaura Landim. Venâncio Aires já trabalha na elaboração de um plano de imunização, principalmente no que diz respeito ao acondicionamento das doses.

Precisamos estar com um plano pronto para quando as doses chegarem e a população também precisa estar confiante para ser imunizada, entendendo a relevância deste momento, que já é realidade em diversos países.
Precisamos olhar para a frente e fazer a nossa parte. Não é hora de dar férias para os cuidados básicos que tanto são repetidos nos últimos meses. Como disse o prefeito Jarbas da Rosa, precisamos nos conscientizar e não retroceder. Nada de férias para a prevenção.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido