A primeira quinzena de 2023 já reserva a Venâncio Aires um feito que vai entrar não apenas na retrospectiva do ano, mas na história do município e da saúde pública do Rio Grande do Sul.
Menos de um ano após o lançamento da obra, a UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) está pronta. São 10 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de crianças a partir de 29 dias até os 14 anos.
A inauguração ocorre na próxima quarta-feira, 11, com a presença do governador Eduardo Leite, que esteve na cidade em 20 de janeiro de 2022 confirmando recursos do Estado para a obra. O funcionamento da unidade, entretanto, vai demorar mais um pouco. A documentação para receber vistoria e futura habilitação por parte do Ministério da Saúde está encaminhada e o início das atividades só será definido após efetivação da equipe e garantia de recursos tanto federais, quanto estaduais para o custeio.
Recursos, aliás, é uma pauta que não sai da agenda da direção e administração do hospital de Venâncio Aires. Com um déficit mensal a ser driblado, o que não faltam são estratégias para garantir fôlego financeiro. Um exemplo disso é o ingresso na Justiça com o objetivo de reaver valores não reajustados na tabela SUS, defasada há quase duas décadas. Uma estimativa inicial aponta para R$ 13 milhões de defasagem nos últimos cinco anos. Um valor que, se for recuperado, atenuaria a dívida total da instituição, que gira em torno de R$ 17 milhões.
Apesar dos desafios, que são diários – inclusive um terreno está à venda para aliviar o caixa – o ano de 2023 promete ser de importantes notícias para o hospital de Venâncio Aires. A inauguração da UTI Pediátrica é só a primeira. Ainda neste ano, a instituição deve inaugurar o serviço de ressonância magnética, as ampliações do setor de hemodiálise e a rampa de acesso aos andares das unidades de tratamento intensivo. Também é meta, para esse ano, dar início ao projeto de reconstrução das capelas velatórias na esquina das ruas Jacob Becker e Visconde do Rio Branco, o que inclui a ampliação do HSSM, com ambulatórios e consultórios que poderão ofertar mais serviços à comunidade.
Tudo isso indica que 2023 será um ano de conquistas para o HSSM. E como cada novo ano também chega com novas metas renovadas, fica o desejo para que a saúde financeira também possa ser noticiada e comemorada.