Amanhã de quinta-feira, 1º, entra para a história da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari e para o rol de grandes coberturas da imprensa do interior do estado. Em uma iniciativa inédita, Folha do Mate, Terra FM e grupo A Hora reuniram sete candidatos a governador do Rio Grande do Sul em um debate realizado no Teatro Univates, em Lajeado.
Em pouco mais de duas horas, os postulantes ao Palácio Piratini protagonizaram um confronto de ideias e propostas para o Rio Grande e, principalmente, mostraram ser conhecedores das demandas e anseios de quem mora, trabalha, estuda e empreende aqui. Além de assumirem compromissos com a região, reconheceram o potencial dos Vales em diversas oportunidades.
O debate foi um marco, pois também mostrou a expressão da nossa região no contexto estadual e a credibilidade e seriedade dos grupos de comunicação promotores do evento. Como veículos de imprensa com atuação multiplataforma, mostramos aos candidatos e à comunidade regional, uma fórmula que é premissa básica quando se quer fazer mais e melhor: somar forças.
A iniciativa uniu os Vales, reuniu as principais lideranças regionais na plateia do Teatro Univates e garantiu voz e representatividade de mais de 820 mil habitantes, moradores das 23 cidades do Vale do Rio Pardo e 36 municípios do Vale do Taquari. Dando um ‘zoom’ no mapa, significa dizer que 11% dos municípios gaúchos estão aqui, pertencem aos Vales.
Em um mês vamos conhecer o resultado das urnas em primeiro turno. A tendência, porém, é de conhecermos o chefe do Executivo gaúcho no dia 30 de outubro, data do segundo turno. Enquanto não sabemos quem sairá vitorioso das urnas, uma certeza fica: a região dos Vales ganhou sendo ‘a casa’ deste grande debate em meio à corrida eleitoral. Isso se torna ainda mais grandioso se considerarmos um histórico de confrontos entre candidatos ao Governo do Estado sendo realizados nas emissoras da Capital gaúcha. O debate foi uma oportunidade para os candidatos se apresentarem para a região e contribui para que o eleitor daqui reflita e faça a melhor escolha nas urnas. Além de carimbar a nossa marca, quem acompanhou o debate teve a certeza que o futuro de um Estado pujante passa pelo desenvolvimento regional.
Editorial da semana
Um dia histórico para os Vales
Leitura:
3
Minutos