Unidades populares

-

A semana encerrou com excelentes notícias para a Capital Nacional do Chimarrão no que se refere à área da habitação. Após uma década sem investimentos, a cidade foi contemplada, de uma só vez, com dois projetos para construções de moradias populares. A primeira confirmação veio na quarta-feira, 22, quando o Governo Federal emitiu portaria na qual estava incluso o município de Venâncio Aires para receber nada menos do que 112 apartamentos que serão subsidiados pela União e financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF). A última vez que a habitação se destacou foi em 2014, época da inauguração dos 256 apartamentos do Bela Vista.

O prefeito Jarbas da Rosa comemorou a notícia – classificou como a “retomada dos projetos de habitação popular” – e, já no dia seguinte, reuniu os secretários de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, e de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim, para compartilhar a boa-nova e solicitar que, a partir de agora, os processos tenham a maior celeridade possível. De acordo com Deizimara, a portaria publicada nesta semana permite a ratificação do projeto local junto à Caixa e, após, a apresentação do projeto de engenharia, o que deve ser feito em parceria com a construtora ALM.

Já em relação ao cadastro e seleção de famílias que ocuparão os apartamentos, Landim lembrou que já existe uma lista prioritária, que é constantemente atualizada, mas que todas as famílias que atenderem os critérios podem se habilitar à seleção. Ele afirmou que a pasta segue inscrevendo interessados e só, posteriormente, quando for exigido pela Caixa Federal, será feita a seleção definitiva, com visitas e comprovações sociais.

E o que já estava bom melhorou nesta sexta-feira, 24. Jarbas e Landim, acompanhados pela vice-prefeita Izaura Landim, foram convocados para agenda no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para assinar os contratos referentes ao programa A Casa é Sua, do Governo do Estado. Por meio da iniciativa, a Capital do Chimarrão será contemplada com mais 52 casas, que serão construídas no bairro Battisti. O chefe do Executivo pôde celebrar mais uma vez a conquista, já que a área da habitação era a única que ainda não havia tido resultados práticos na atual Administração. Não há estimativa de início e conclusão das obras, mas o certo é que, em breve, teremos mais 164 unidades habitacionais populares no nosso município.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido