Nos primeiros dias de 2021, noticiávamos na capa da Folha do Mate a expectativa pela chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Um ano depois, a vacinação – que foi o grande destaque do ano que se passou – segue na pauta, porém, enfrentamos um cenário diferente, com uma taxa maior de transmissibilidade do vírus. Depois de semanas de flexibilizações e estabilidade em relação aos casos positivos, voltamos a registrar números diários preocupantes. Foram 251 casos diagnosticados nesta semana, até essa sexta-feira, 7. É o maior número semanal dos últimos nove meses.
E apesar de o aumento de casos de Covid ter, de certa forma, surpreendido muitas pessoas, os dados internacionais nos indicavam que, em algum momento, a variante Ômicron chegaria. E veio com tudo, junto com as comemorações de fim de ano e o período de férias, que ajudaram a disseminar a doença com ainda mais velocidade. Nessa sexta-feira, 7, no dia que o Município confirmou o primeiro caso da variante, a Secretaria Estadual de Saúde declarou transmissão comunitária da Ômicron do coronavírus no Rio Grande do Sul. Venâncio está na lista de 34 municípios gaúchos que já confirmaram casos para essa linhagem.
Em estado de alerta, a procura por testes de Covid e por atendimento médico disparou. O que também cresceu, felizmente, foram as filas em busca da vacinação. Em entrevista à Folha do Mate, publicada nesta edição, o prefeito Jarbas da Rosa, que é médico, disse que foi observado um aumento substancial na busca por vacinas nos últimos dias, o que, nas palavras dele, “corrobora com a ideia de que apenas com medo é que as pessoas agem pela prevenção.”
Os mesmos números que assustam, mostram que estes casos positivos são mais leves, pois mais de 97% dos pacientes com vírus ativo em Venâncio Aires estão em recuperação domiciliar, ou seja, não precisaram de internação hospitalar. Segundo a médica infectologista Sandra Knudsen, “quanto mais pessoas imunizadas, menos casos graves vamos ter”. A vacinação segue sendo fundamental nessa batalha. Por isso, o desafio nesse momento se concentra em sensibilizar a comunidade a completar o esquema vacinal e seguir a busca ativa daqueles que fizeram uma dose e não voltaram para receber as doses de reforço.
Estamos diante de um novo alerta, e a vacinação é a única maneira de combater a pandemia. Além disso, precisamos evitar aglomerações, reforçar o uso de máscaras (que foi relaxado) e ter a confiança de que é o esforço coletivo que vai nos tirar, de vez, dessa pandemia. Como defende a campanha da Folha do Mate e Terra FM, ‘Se cuida, me cuida’, quando você se cuida, está cuidando de todos nós!