Enquanto alguns países já comemoram o controle ou até o fim da pandemia, com direito a show de fogos e celebrações, o Brasil acelera a vacinação para, em breve, poder voltar à normalidade que é tão falada e esperada. O cenário traz esperança para toda a humanidade que tanto já sofreu, perdeu ou de alguma forma foi impactada pela Covid-19.
Não temos data marcada, mas pela primeira vez, se lê e ouve sobre o fim da pandemia.
Nesta semana, o governador Eduardo Leite anunciou a meta de vacinar, até 20 de setembro, Dia do Gaúcho, toda a população adulta com a primeira dose. Em âmbito nacional, a perspectiva é de que, até o fim do ano, toda a população brasileira acima de 18 anos esteja imunizada contra a Covid-19, com as duas doses da vacina. “O passaporte para a nossa liberdade”, definiu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em Venâncio Aires, a previsão é ainda mais positiva. O prefeito Jarbas da Rosa estima que em agosto poderemos ter todos os moradores, acima de 18 anos, vacinados com a primeira dose.
Enquanto aceleramos a vacinação, os protocolos sanitários e os cuidados básicos seguem sendo primordiais. Nesta onda, que agora é de otimismo, especialmente para o setor empresarial, a Prefeitura de Venâncio Aires anuncia um selo para estabelecimentos considerados modelo nos cumprimentos dos protocolos contra a Covid-19. O objetivo é incentivar e reconhecer as boas práticas das lojas, escritórios e estabelecimentos que estão cumprindo os protocolos sanitários e fazendo sua parte para proteger a população. A certificação, que conta com apoio da Câmara de Industria, Comércio e Serviços (Caciva), começa a ser distribuída na próxima semana e será formalizada através de um adesivo da Fiscalização do Município, colado em local visível nos estabelecimentos. Na tarde dessa sexta-feira, 25, a reportagem da Folha do Mate acompanhou a primeira adesivagem, junto à loja Brincasa, no centro de Venâncio Aires.
Embora a certificação seja sinônimo de mais responsabilidade, ela também reconhece o empresário, que tanto já sofreu com o impacto das restrições, em meses anteriores. Aos clientes, o selo é a garantia de um local seguro para fazer compras.
Neste processo, que começa a mostrar uma luz no fim do túnel, a participação da população na adesão à vacina é essencial. É preciso frear a propagação do vírus, que segue presente nos nossos lares, empresas, na rua. Venâncio fechou essa semana com 191 novos casos da doença, pouco abaixo da semana anterior, que registrou 204. As vacinas salvam vidas e são elas que irão nos permitir vencer, de uma vez por todas, o coronavírus.