Depois de muito tempo, o Ginásio Poliesportivo, localizado no Parque Municipal do Chimarrão, voltará a receber público para um jogo oficial da Assoeva. O confronto, diante da SER Itaqui, neste sábado, 14, às 18h40min, pela Liga Gaúcha de Futsal, marcará a retomada dos torcedores nas arquibancadas. Ainda em número reduzido – serão, no máximo, 700 espectadores -, mas o suficiente para que o ‘sexto jogador’ esteja mais uma vez apoiando a equipe de Venâncio Aires.

Mais do que a permissão para a entrada no ginásio, a presença da torcida é algo emblemático, já que será a primeira vez, desde o início da pandemia do novo coronavírus, no início do ano passado, que os torcedores poderão estar reunidos, empurrando o clube para a vitória. O que vão sentir os torcedores? Quais serão as reações na hora dos gols? Quanta emoção um momento como este pode gerar, especialmente naqueles mais apaixonados pelo esporte, neste caso, o futsal? São respostas que teremos neste sábado.

O jogo, aliás, é encarado como evento teste para as prováveis novas flexibilizações que estão por ser anunciadas. Ainda devem ser seguidas as orientações do uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, mas a verdade é que a partida entre Assoeva e SER Itaqui servirá como oportunidade para uma espécie de desabafo, para desentalar da garganta não apenas o grito de gol, mas também a sensação de liberdade. A euforia ainda precisa ser contida, pois é melhor agir com cautela e manter a possibilidade de novos momentos de lazer, do que ‘explodir’ de alegria uma única vez e lamentar a volta da preocupação.

Mas tudo leva a crer que estamos, finalmente, entrando na fase do tão falado ‘novo normal’. Os números de casos, internações e óbitos decorrente da Covid-19 estão em queda, a vacinação da população avança, as aulas 100% presenciais foram retomadas, alguns eventos sociais estão permitidos e, agora, chegou a vez do esporte. Provavelmente ainda teremos que passar por algumas provações, pois é de conhecimento geral que a pandemia ainda não está superada. No entanto, a situações já demandam menos preocupação e as pessoas estão sedentas por lazer. Que dê tudo certo, que o evento sirva de modelo e, claro, que a nossa Assoeva colha três pontos no Poliesportivo.