Em alusão à Festa de São Sebastião Mártir, que em janeiro de 2026 chega à 150ª edição, a Folha do Mate convida os leitores a participarem de uma série especial de reportagens que irá destacar histórias de devoção, fé e voluntariado ligadas ao padroeiro de Venâncio Aires.
O conteúdo especial será publicado na primeira quinzena de janeiro de 2026, marcando a contagem regressiva para a festividade, uma das mais tradicionais do município, que ocorre de 16 a 20 de janeiro.
Ao longo de um século e meio, a devoção a São Sebastião se confunde com a própria história da cidade, marcada pelo envolvimento de famílias, grupos e voluntários que mantêm viva a celebração.
Para valorizar esses protagonistas, a série irá contar relatos de pessoas que dedicam tempo, trabalho e fé à organização da festa, bem como histórias de promessas, graças alcançadas e tradições que atravessam gerações. Sugestões de histórias podem ser enviadas à redação da Folha do Mate pelo WhatsApp 51 98943-4110.
A iniciativa busca registrar, às vésperas do sesquicentenário da festa, a força da devoção a São Sebastião Mártir, padroeiro de Venâncio Aires, e o espírito comunitário que sustenta uma das mais antigas manifestações religiosas do Rio Grande do Sul.

Câmara completa 90 anos
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires completa 90 anos neste sábado, 27, um marco que reforça a importância do Legislativo como espaço de representação, debate e construção das decisões que impactam diretamente a vida da comunidade.
As sessões ordinárias retornam no dia 2 de fevereiro de 2026, marcando o início dos trabalhos do novo ano legislativo. Já o expediente de atendimento ao público será retomado em 5 de janeiro.
Em 2026, a Mesa Diretora será liderada pelo vereador Nelsoir Battisti (PSD), que sucede Dudu Luft (PDT), o mais jovem parlamentar desta legislatura e um dos mais jovens a ocupar uma cadeira no Legislativo na história da Câmara.
O convite é para que tenhamos maior participação e acompanhamento das atividades do Legislativo. A atenção da população ao que ocorre na Casa do Povo é fundamental. É na Câmara que tramitam projetos, indicações e ações de fiscalização que refletem nas demandas do cotidiano e ajudam a definir os rumos do município.
Trem turístico no Vale do Rio Pardo
O turismo é um dos destaques da retrospectiva de Vale Verde em 2025 e promete ganhar ainda mais impulso em 2026. O prefeito Ricardo Froemming, o Feijão, revela que já tem parcerias alinhadas para reativar a via férrea que passa por Vale Verde e conecta General Câmara e Rio Pardo.
O objetivo é criar um atrativo turístico regional que ofereça aos turistas o passeio de trem e a possibilidade de um tour pelas cidades vizinhas, conhecidas pelas edificações históricas. Em entrevista à Terra FM nessa sexta-feira, 26, ele antecipou que uma empresa que opera na serra gaúcha, onde há o passeio de Maria Fumaça, já demonstrou interesse no investimento. Os trilhos são de domínio do Departamento Nacional de infraestrutura e Transportes (Dnit) e a Rumo Logística detém a concessão. A meta é avançar nas tratativas após a virada do ano.
Segundo ele, antes das enchentes de 2024, a via ainda era usada para o transporte de algumas cargas, mas desde lá, está sem operação, pois em algumas regiões os trilhos ficaram muito danificados.
Terno de Reis
O período do Terno de Reis começou. A tradição que relembra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, começa após o Natal e se encerra no Dia de Reis (6 de janeiro), espalhando cantigas e homenagens pelas residências da cidade e interior. Em Venâncio, o Festival Terno de Reis está confirmado para o dia 4 de janeiro.