A eleição de Jair Bolsonaro, Capitão do Exército, da reserva, potencializou uma polêmica que sempre existiu de direita e esquerda no Brasil. A visita do Presidente a Israel nesta semana colocou o assunto no topo de pauta, alimentada pela grande imprensa, que centra fogo em Bolsonaro em tudo que puder. E Bolsonaro disse que o nazismo era de esquerda, incendiando ‘intelectuais’ de esquerda e a grande imprensa.
Fui dar uma pesquisada rápida e encontrei motivos para a confusão. Hitler criou o Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães) em 1920, depois da Primeira Guerra Mundial (1914/1918), como forma de afastar os trabalhadores dos movimentos comunistas que rondavam a Alemanha. O partido era anti-capitalista, portanto de esquerda.
Em 1930 o partido mudou sua posição ideológica, tornando-se anti-semita e anti-marxista. Portanto de direita.
Conclusão simples: o nazismo nasceu de esquerda e se transformou em direita. Como direita provocou o holocausto que matou seis milhões de judeus e outros seis milhões de ciganos, negros, homossexuais e deficientes físicos e a Segunda Guerra Mundial (1939/1945).