Na segunda-feira a Associação dos Diários do Interior (ADI-RS) realizou seu Seminário anual em Porto Alegre tratando sobre a integração digital de conteúdos. A Folha e a Terra FM que trabalham nisso estiveram lá. No almoço a presença do governador Eduardo Leite (PSDB), que conheceu mais dos diários do interior e falou dos seus planos de governo. Eládio Vieira da Cunha, diretor do Jornal do Povo de Cachoeira do Sul, atual presidente da ADI, disse à Leite que os jornais querem apoiar um governo que seja inovador e transformador. Leite falou dos seus projetos e destacou a privatização de estatais para aliviar o peso do estado e disse contar com a iniciativa privada para estimular a economia e fazer o Rio Grande crescer e sair das suas dificuldades. Leite falou da relação respeitosa que tem com os demais poderes.
De uma nova geração de políticos, Leite se mostra sem ‘ranços’, e demonstra isso na prática, especialmente na sua relação com o Legislativo, onde busca apoio às mudanças que seu governo propõe. A expectativa é boa. Que os resultados também sejam.
Notinhas
* Empresários me ligam do DI para informar quer os furtos de material na Real Tabacos, empresa que está fechada faz um bom tempo, seguem à luz do dia. Carregam como formigas as telhas de alumínio, de charrete, de caminhão. A pergunta é: pra onde está indo este material furtado? Quem está comprando? Repostas e ações que as forças policiais devem à comunidade que lhes dá todo suporte.
* A morte de Odilo Paulo Wachholz na noite de segunda-feira foi um baque pra todos nós. Ele é um dos melhores exemplos daquilo que escrevi na coluna de ontem, sobre as ações voluntárias dos clubes de serviço. Odilo foi Governador do Lions, presidiu muitas entidades e se doava para a comunidade. Fica o seu exemplo, a sua forma de viver tudo intensamente, o melhor legado que alguém pode deixar.
* Rodrigo Mallmann, jornalista assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) informa sobre reunião que acontece nesta quinta-feira em Brasília para tratar do acesso dos produtores de tabaco ao financiamento do Pronaf. “O Alceu está atuando intensamente junto aos Ministérios da Agricultura e Economia para garantir este acesso ao produtor de tabaco”, me escreveu Mallmann ontem.
Do Twitter
* Folha S. Paulo: Votação da Previdência pode ficar para próxima semana, diz líder da maioria.
* Veja: Habeas corpus de Lula: um pedido que fez o STF caminhar sobre ovos.
* Joven Pan: Ciro Gomes: ‘Se alguém sabe que o Lula não tem nada de inocente, sou eu’.
* Pompeo de Matos: O Brasil vai se afundando na crise enquanto o governo só alimenta divisão, discórdia e ódio. São 11,3 milhões de analfabetos, 14 milhões desempregados, 30 milhões abaixo linha da pobreza, 60 milhões no SPC. Já já teremos + idoso acima de 60 q jovens abaixo de 30. Maus presságios.
* Luciano Hang: O Brasil não chegou ao fundo do poço de graça. Durante anos fomos enganados pelos grandes veículos de comunicação, que nos levavam a crer que tudo estava às mil maravilhas. Na verdade ganhavam grandes patrocínios do governo. O meu lado é do Brasil e o seu?
* Lasier Martins: Compartilho a ideia de Eduardo Leite de que as mudanças na previdência não podem deixar de fora estados e municípios. Se não passar na Câmara, vamos incluir no Senado.
* Cristian Deves: Uma perda lastimável. Ficarei com as boas lembranças do Odilo e da Vera puxando as poloneses ou as valsas dos Bailes da Sova…