Os 25 anos do Plano Real

-

Ontem, 1º de julho, completou 25 anos o Plano Real, quando entraram em circulação as notas do Real substituindo o Cruzeiro Real e a hiperinflação, que chegou a ser de 6.800% em 12 meses no início dos anos 90.

Com o vice Itamar Franco (PMDB) assumindo a Presidência, depois do impeachment de Fernando Collor (PRN) liderado pelo PT, e Fernando Henrique Cardoso como Ministro da Fazenda, foi criado um plano para estabilizar a inflação e fazer o país crescer. Em março de 1994 o Cruzeiro Real passou a ser cotado em Unidade de Referência de Valor (URV), para em 1° de julho trocar a moeda. Um Real equivalia a uma URV, que era de 2.750,00 cruzeiros reais. Além disso o Real foi igualado ao Dólar americano. Lembro que poucos acreditavam que isso fosse possível.

E o Plano Real salvou o país, elegeu e reelegeu Fernando Henrique Cardoso Presidente, com um Brasil nos eixos novamente, crescendo. Em 2002 Lula venceu a eleição e recebeu um país com dinheiro e embalado. Lula soube distribuir renda e investir, mas não soube evitar que se instalasse a maior roubalheira já registrada na história, como veio mostrar a Lava Jato. Em 2010 se elegeu Dilma e o país seguia crescendo, mas em 2014 começou a despencar, por incompetência do governo.

Lembro de abril de 2014, quando o Brasil dava sinais de que o Plano Real precisava ser revitalizado, vi Lula discursar em Brasília e ele deixava claro que o PT não sabia o que fazer. E tudo ruiu.

Hoje vivemos nova tentativa de recolocar o país nos eixos, ainda sobre o Plano Real. E as reformas da Previdência e Tributária são apontadas como caminhos para alinhar novamente. São necessárias e incluindo todos, mas penso que é preciso mais do que isso. Torço para que aconteça.

 

Notinhas

* Reportagem sobre os seis meses de governo do prefeito Giovane Wickert (PSB) em 2019, sai na edição de amanhã. Ele completa dois anos e meio de governo. Tem mais um ano e meio pela frente e muitos projetos para tocar.

* Assembleia vota hoje proposta do governador Eduardo Leite (PSDB) para venda das estatais CEEE, CRM e Sulgás. Expectativa de aprovação.

* Soube ontem que a 15ª Fenachim, realizada em maio, se pagou e ainda terá em torno de R$ 50 mil de lucro. Falta receber alguns patrocínios e pagar algumas contas para ser apresentado o balanço final, de forma oficial. Uma ótima notícia.

* O domingo foi de manifestações no país em apoio ao Ministro Sergio Moro e a Lava Jato, que estão sendo atacados a partir de mensagens hackeadas de forma criminosa e divulgadas pelo site Intercpept.

* Brasil e Argentina fazem a primeira semifinal da Copa América hoje às 21h30min no Mineirão. Amanhã, na Arena do Grêmio, tem Chile x Peru na outra semifinal, no mesmo horário.

 

Do Twitter

  • UOL: Moro vai à Câmara amanhã explicar conversas com membros da Lava Jato.
  • O Globo: Manifestantes se reúnem em atos de apoio ao ministro Moro, à Lava Jato e ao governo Bolsonaro.

* Estadão: Sul é a região mais fiel ao presidente Bolsonaro.

* Agência Brasil: Bolsonaro comemora acordo do Mercosul com a União Europeia.

Folha S. Paulo: Após chegada tensa ao Japão, Bolsonaro deixa G20 comemorando acordo com a UE.

* Sergio Moro: Eu vejo, eu ouço, eu agradeço. Sempre agi com correção como juiz e agora como Ministro. Aceitei o convite para o MJSP para consolidar os avanços anticorrupção e combater o crime organizado e os crimes violentos. Essa é a missão. Muito a fazer.

* Ernesto Araújo: Durante 20 anos o Brasil tentou chegar lá sendo um aluno aplicado na escola do globalismo. Não deu. O Brasil que agora fala e atua a partir da sua própria identidade e seus ideais está conseguindo. O Acordo Mercosul-UE o comprova.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido