A partir desta terça-feira, 9, o Governo federal passa a permitir a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não registraram nenhuma infração no ano anterior ao vencimento do documento. A medida, anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, dispensa os bons condutores de realizarem os procedimentos tradicionais de renovação.
Essa é uma das alterações que passa a valer nesta semana no Brasil. A principal mudança é o fim da exigência de aulas obrigatórias em autoescolas. Entretanto, as aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) seguirão sendo oferecidas. No novo modelo, o aluno também poderá usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran. Segundo adiantado pelo ministro, as aulas práticas caem de 20 para 2 horas no mínimo, seja com um instrutor ou em autoescola.
Atualmente, mesmo quem não tem multas precisa atualizar a CNH em até 30 dias após o vencimento — dirigir com o documento expirado é infração gravíssima.
O governo brasileiro estima que as mudanças para obtenção da CNH no país reduzirão em até 80% o custo para habilitação e renovação. A Secretaria Nacional de Trânsito aponta que 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no Brasil e outras 30 milhões têm idade para tirar a carteira, mas não conseguem arcar com os custos.

Nota fiscal nacional está chegando

É tempo de celebrações de fim de ano, mas há um prazo que está batendo à porta e merece total atenção dos empresários: a partir de 1º de janeiro de 2026, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) padrão nacional passa a ser obrigatória em todo o Brasil. A mudança, prevista na Reforma Tributária, representa uma das maiores transformações recentes na rotina de quem vende ou presta serviços.
O Município de Venâncio Aires vai adotar o emissor nacional. Então, toda e qualquer nota de serviço deverá ser emitida exclusivamente pelo Portal Nacional da NFS-e. Isso significa que não haverá mais recibo, nota avulsa ou qualquer modelo conjunto com o Estado.
Estamos a três semanas desta mudança que impactará todos os prestadores de serviço e comerciantes, sem exceção. Por isso, fica o alerta: lojistas, profissionais liberais e prestadores de serviços devem procurar um escritório de contabilidade o quanto antes para esclarecer dúvidas e garantir que estarão em conformidade.

Concurso ‘Minha Casa Brilha’

Encerra no sábado, dia 13, o prazo para participar do concurso “Minha Casa Brilha”, promovido pela Prefeitura de Venâncio Aires dentro da programação Venâncio Brilha. A iniciativa, liderada pelo Gabinete da Primeira-dama, convida os moradores a decorarem a parte externa de suas casas e ajudarem a espalhar o clima natalino pela cidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo WhatsApp (51) 99910-9500, com o envio de uma foto da fachada iluminada.
O regulamento define que podem participar moradores de imóveis urbanos e rurais de Venâncio Aires. O concurso conta com duas categorias: Criatividade e iluminação e Voto popular. Para a primeira, uma comissão formada por representantes dos meios de comunicação visitará as residências entre os dias 1 5 e 19 de dezembro, sempre após as 19h, avaliando critérios como criatividade, harmonia e impacto visual.
Já no Voto Popular, todas as fotos inscritas serão disponibilizadas no site da Prefeitura, com votação aberta, que vai de 15 a 19 de dezembro ao meio-dia.
A premiação inclui R$ 1 mil em compras no Super Lenz para o vencedor da categoria Criatividade e iluminação. Já o ganhador do Voto popular receberá um voo de balão para duas pessoas, além de vale-compras do Super Lenz no valor de R$ 200.
Os resultados serão anunciados no dia 21 de dezembro, um domingo, durante a programação de encerramento da programação natalina de Venâncio Aires.

Posse da reitoria da Unisc


Está agendada para quinta-feira, 11, às 16h, a cerimônia de posse de Rafael Henn, reeleito reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ele segue tendo a professora Andréia Valim como vice-reitora. A dupla liderará a universidade no quadriênio 2026/29.

Sindilojas

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) realiza nesta quarta-feira, 10, a eleição para definição de nova diretoria. A votação ocorrerá das 8h às 18h sem interrupção ao meio-dia, na sede da entidade, no Centro de Santa Cruz do Sul. A eleição contará com chapa única inscrita. O atual presidente, Mauro Spode, concorre à sua terceira reeleição.