O clima natalino está no ar. É época de ruas mais movimentadas, vitrines decoradas, de programação de fim de ano na escola e de resgatar da memória as letras de antigas e sempre atuais canções de Natal. É tempo de amigo-secreto, de brindar o ano com os amigos e colegas de trabalho e de preparativos para os encontros da família — de sangue e do coração. Dezembro também é período de celebrar tradições que atravessam gerações e nos convidam a fortalecer laços. Nesta época, muita gente dedica tempo à produção das tradicionais bolachas de Natal, leva a sério o hábito de colocar a limpeza geral em dia e resgata a caixa de pisca-pisca do armário, pois acredita no brilho das luzes para deixar a casa mais festiva e pronta para receber o Bom Velhinho.

Neste típico corre-corre de fim de ano, o comércio é o setor que mais sente o impacto de um mês que realmente parece passar com o pé grudado no acelerador. É o movimento daqueles que saem às compras dos presentes para os familiares, daquele móvel ou eletrodoméstico novo para estrear na noite de Natal ou da roupa nova para usar nas festividades. Fim de ano também é sinônimo de checar o cumprimento de metas e realizar sonhos, a exemplo daqueles que reuniram as economias do ano para trocar de carro ou investir naquela viagem especial com a família.

Para acomodar essa demanda por compras e serviços, o comércio de Venâncio terá horário estendido de atendimento a partir da quarta-feira, 17, quando as lojas que seguirem a sugestão da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) atenderão até as 21h. O domingo antes do Natal, no dia 21, também será de atendimento em horário especial. A ampliação do tempo de funcionamento garante aos consumidores mais flexibilidade, ainda mais quando o sol já se põe e as temperaturas ficam mais agradáveis para encarar a maratona das compras.

Esta época do ano gera mais negócios e garante a circulação do 13º salário, cuja segunda parcela é liberada até o dia 19. Cada compra, independentemente do valor, incentiva o empreendedorismo e valoriza o atendimento de quem conhece o cliente e muitas vezes até o chama pelo nome.

Em paralelo ao movimento comercial da data, a cidade oferece atrações que reforçam o sentido coletivo desta época, a exemplo da presença do Papai Noel na Praça da Matriz, espaço que sempre ‘recebe’ pedidos inusitados e acolhe histórias que emocionam. Nessa sexta-feira, 12, também iniciaram os passeios de Dindinho, tradição que encanta gerações e envolve jovens voluntários em gestos de pura solidariedade.
Fim de ano é um verdadeiro ritual comunitário. É quando olhamos mais para o próximo e para dentro da gente. É tempo de balanços e de listar as metas para um ano novinho em folha, que já bate à nossa porta.