Valmor é presidente do Sinditabaco (Foto: Junio Nunes/Divulgação)
Valmor é presidente do Sinditabaco (Foto: Junio Nunes/Divulgação)

Rio Grande do Sul - O ano de 2025 foi intenso e de constantes desafios para o setor do tabaco. O tarifaço dos Estados Unidos, dificuldades logísticas de exportação, questões fiscais e de legislação se juntaram às já conhecidas ações antitabagistas e engrossaram as ameaças externas. Recentemente, em Genebra, levamos a mensagem econômica e social do setor para a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Mesmo sem acesso, o diálogo com agentes do governo federal reforçou o que o Sul do Brasil já sabe: o tabaco é um produto legal que possibilita vida digna para milhares de agricultores familiares brasileiros, empregos na indústria e divisas para o país.

Em 2025 também realizamos o fortalecimento do nosso centenário Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT). Por meio de seminários imersivos, com toda a equipe de campo das empresas associadas, relembramos os pilares que constituem o nosso negócio e fazem com que o Brasil se mantenha líder mundial de exportação há 32 anos. Exemplo para diversas outras cadeias produtivas, o SIPT proporciona garantias para os produtores e indústrias e fornecimento regular aos clientes internacionais. É um bem valioso para todos os elos que integram a cadeia produtiva e merece ser cuidado com dedicação.

Mesmo diante das adversidades, em 2025 mantivemos produção e operação em conformidade com as exigências globais, entregando uma das maiores safras brasileiras de tabaco, com a qualidade e a integridade que os mais de 100 clientes internacionais estão habituados. Por vários meses, no primeiro semestre, o tabaco alcançou o primeiro lugar nas exportações gaúchas. E o montante até novembro superou a marca de US$ 3 bilhões em exportações de tabaco brasileiro. Agora, a expectativa para este ano é batermos nosso próprio recorde de exportações, consagrando a liderança global já constituída por mais de três décadas.

Para 2026, nosso propósito será a atuação resiliente diante dos desafios e oportunidades, com foco na sustentabilidade da produção que garante renda para mais de 138 mil famílias no campo, 44 mil empregos diretos nas indústrias e é essencial para a economia de 525 municípios. Prevemos um ano de muito trabalho e esperamos que seja de muitos avanços também.

Feliz Natal e que 2026 seja de grandes realizações para todos nós!

Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco)