
Faltam três meses para a 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). A edição comemorativa dos 40 anos da festa mobiliza a equipe de comunicação e marketing, liderada pela agência Traço D, na produção de conteúdos especiais.
Uma destas iniciativas é a série audiovisual “Fenachim 40 anos – Celebrar o que nos Une”. As gravações estão em fase final e marcam um importante resgate histórico da maior festa de Venâncio Aires. Idealizado como uma série de depoimentos, o projeto busca valorizar personagens que ajudaram a construir e consolidar a Fenachim ao longo de suas quatro décadas de história.
Conforme o diretor de arte da Traço D, responsável, inclusive, pela criação da marca da Fenachim 40 anos, Rudy Dias, cada participante da série representa um segmento ligado à trajetória do evento, reunindo diferentes olhares sobre a festa, o impacto cultural, econômico e social no município. Entre os convidados está Itor da Rosa, que foi presidente de três edições da festa, além de representantes do tradicionalismo, do turismo, das ervateiras e da Escola do Chimarrão. A série reúne nomes que marcaram diferentes fases do evento e que ajudam a contar a história da Fenachim a partir de vivências pessoais, registros afetivos e momentos importantes, a exemplo do atual prefeito, Jarbas da Rosa, que junto com a organização, decidiu pelo adiamento da Fenachim de 2024, devido às enchentes históricas, e do atual presidente da festa, Milton Lauer. Também haverá participação da primeira rainha da festa, Simone Schwingel.
As gravações ocorreram na Casa de Cultura do Parque do Chimarrão. O conteúdo está sendo captado em formato horizontal, com foco na criação de um acervo audiovisual permanente, que será disponibilizado no YouTube, canal que ainda será estruturado especificamente para este projeto. A previsão é de que os primeiros episódios da série sejam lançados na primeira semana de fevereiro.
Planta industrial da Alliance One em Araranguá será a nova fábrica da Baly
No dia 14 de janeiro, a Alliance One Brasil confirmou a centralização de 100% do processamento do tabaco produzido pela empresa na unidade de Venâncio Aires, a partir da safra 2027. Com a decisão, a companhia do setor de tabaco encerrará as atividades industriais na cidade de Araranguá, em Santa Catarina, após a conclusão da safra 2026, consolidando Venâncio como o principal polo industrial da empresa no país.
Já o destino da estrutura em solo catarinense já está definido. Nesta semana, a Baly Bebidas do Brasil, marca de energéticos, anunciou nas redes sociais que o complexo industrial de Araranguá — atualmente ocupado pela Alliance One — será a nova fábrica da empresa. Fundada em 1997, no município de Tubarão, a Baly mantém atualmente duas fábricas nesta cidade e outra em Treze de Maio, ambas localizadas no sul de Santa Catarina.
O complexo industrial possui cerca de 500 mil metros quadrados de área total, sendo 100 mil metros quadrados de área construída, e passará a abrigar o quarto parque fabril da Baly. Com o investimento, a empresa de bebidas projeta expansão logística, além do lançamento de novos produtos.

Trem dos Vales
O Governo do Estado assina, hoje à tarde, o Termo de Fomento que viabilizará a retomada do Trem dos Vales. O evento ocorre em Porto Alegre, a partir das 17h. O Grupo Folha do Mate acompanhará o ato no Salão Negrinho do Pastoreiro do Palácio Piratini.
A recuperação deste que é um dos principais produtos turísticos do Vale do Taquari, é considerado um avanço histórico. O trecho ferroviário foi duramente afetado pelos eventos climáticos de 2024 e 2025.
O acordo prevê investimento de R$ 6,3 milhões para a execução das obras de recuperação entre os km 12 (Muçum) e 30 (Viaduto 13 – Vespasiano Corrêa), com extensão de 18,5 quilômetros.
A expectativa é iniciar as obras ainda no primeiro trimestre.