O empresário Júnior Haas compartilhou nas redes sociais, ontem à tarde, uma imagem que marca, oficialmente, a compra do antigo Salão Ruppenthal, em Linha Brasil, no interior de Venâncio Aires. Na imagem, o então proprietário e vereador Gerson Ruppenthal, repassa as chaves do imóvel, que será demolido – incluindo salão e mercado – para dar lugar às obras de ampliação da Haas Madeiras, uma das empresas mais tradicionais de Venâncio.
Em agosto do ano passado, a repórter Débora Kist contou, em primeira mão nas páginas da Folha do Mate, a decisão de Ruppenthal de vender o salão que marcou gerações na Capital do Chimarrão e durante quase 50 anos foi palco de milhares de festas e eventos.
Relembre: Ruppenthal, o salão que marcou gerações em Venâncio, vai virar saudade

Venâncio tem 1,3 mil venezuelanos
O agravamento da crise na Venezuela reacende o alerta para a possível chegada de mais imigrantes ao Brasil, incluindo Venâncio Aires, que se tornou referência no acolhimento de estrangeiros nos últimos anos. Atualmente, conforme a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, cerca de 1,3 mil venezuelanos vivem no município. Muitos deles encontramos no comércio e indústrias do município, Eles encontraram nas oportunidades de trabalho na Capital do Chimarrão um recomeço.
O cenário se intensificou após a captura do presidente Nicolás Maduro por forças norte-americanas, em uma ação que marcou novo capítulo de intervenções dos Estados Unidos na América Latina. Com isso, venezuelanos voltam a cruzar a fronteira com o Brasil, até por rotas ilegais como já vem sendo noticiado pela imprensa nacional.
Conversei com o prefeito Jarbas da Rosa sobre o assunto e ele afirmou que há possibilidade de aumento no fluxo migratório. “A possibilidade existe sim, a gente sabe da instabilidade econômica e agora política que está acontecendo na Venezuela. Como tem muitos familiares morando em Venâncio e na região, é muito possível que aconteça isso”, destaca.
Ele observa que hoje Venâncio não conta mais uma estrutura montada, nem recursos do Governo Federal no acolhimento dessas famílias, mas segue o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, que faz a recepção das pessoas que ainda vêm, já num número bem menor nos últimos meses. Sobre um possivel aumento, Jarbas diz que a situação preocupa, porque um eventual aumento da demanda pode trazer desafios, principalmente, nas áreas de habitação, alimentação e atendimento a famílias com crianças. “A estrutura pode ficar saturada com relação a isto, então essa situação nos preocupa”, disse o chefe do Executivo.
Série de entrevistas com pré-candidatos ao Governo do Estado

O ano de 2026, marcado pelas eleições gerais previstas para outubro, dá início a uma cobertura multiplataforma do Grupo Folha do Mate. Ao longo do mês de janeiro, o grupo realizará uma série de entrevistas com os pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul que lideram as pesquisas de intenção de voto, dentro do projeto “Seu Voto, Sua Voz”, que tem como objetivo ampliar o espaço de informação e debate junto aos eleitores.
A primeira entrevista será nesta quinta-feira, 8, com o pré-candidato Edegar Pretto (PT), atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que participa ao vivo do programa Folha 105 – 1ª edição, da Terra FM, a partir das 11h. O conteúdo também será repercutido no jornal impresso e nos canais digitais do grupo.
Além de Pretto, a série contempla entrevistas com os demais pré-candidatos que aparecem à frente nas pesquisas de intenção de voto: o deputado federal Luciano Zucco (PL), a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) e o atual vice-governador Gabriel Souza (MDB), que serão convidados a se apresentarem como pré-candidatos, analisar o cenário político e debater temas estratégicos para o futuro do Estado.
Lula em Venâncio
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, tem expectativa que uma visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a inauguração do Residencial Moradas das Lavandas, prevista para o mês de fevereiro. Segundo o chefe do Executivo, a possibilidade é considerada viável, já que se trata do primeiro empreendimento do país na modalidade do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). De acordo com Jarbas, o município ainda espera a liberação final dos técnicos da Caixa Econômica Federal para a entrega oficial do empreendimento, que deve ocorrer nas próximas semanas.
O Residencial Moradas das Lavandas está localizado na esquina das ruas Conde D’Eu e Cândido de Moura, no bairro Aviação. O projeto é executado pela construtora venâncio-airense ALM Engenharia. O empreendimento é composto por sete prédios, totalizando 112 apartamentos. Cada unidade possui 45 metros quadrados, com dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha, área de serviço e varanda. A seleção das famílias beneficiadas já foi feita e o comunicado ocorreu dia 30 de setembro de 2025. Mulheres chefes de família, famílias com pessoas idosas ou com deficiência, aquelas encaminhadas pela rede de atendimento do município e famílias atingidas pela situação de calamidade tiveram a prioridade.
Hub de Inovação
Um dos prédios mais antigos do centro de Venâncio, localizado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Barão do Triunfo, que foi sede do Sine por alguns anos e antigamente da Caixa Econômica Estadual, se tornará, após uma reforma liderada pela Prefeitura, um Hub de Inovação. A proposta é transformar o local em um espaço para o fomento de novos negócios. Startups e iniciativas de tecnologia e empreendedorismo visam fortalecer o ecossistema de inovação no município.
Temporada de liquidações
Com o encerramento das festas de fim de ano, o comércio local já entra no clima das tradicionais liquidações que costumam marcar, principalmente, o mês de janeiro.