Por cinco votos favoráveis, o projeto de lei encaminhado pelo Executivo Municipal para a cedência do Ginásio Municipal Ernani Weber para a instalação de uma empresa do ramo calçadista em Passo do Sobrado foi aprovado pelo Legislativo. A RS Atelier de Calçados prestará serviços de montagem e finalização para a filial da Calçados Beira Rio instalada em Mato Leitão. A matéria foi discutida e votada durante sessão extraordinária realizada na noite da quarta-feira, 1º.
Além dos cinco votos favoráveis, dois vereadores se posicionaram contrários à cedência do local e uma vereadora se absteve. Durante os pronunciamentos, os parlamentares mencionaram que a votação dessa matéria foi um momento delicado e difícil, tendo em vista que tanto a parte esportiva quanto a de geração de emprego e renda no município são importantes.
Eles também salientaram que o projeto foi amplamente discutido nos últimos 15 dias, com o objetivo de encontrar alternativas para contemplar as duas áreas, e que todos defendem a atração de emprego e renda e a disponibilização de locais para a prática esportiva. Um número expressivo de pessoas da comunidade acompanhou a sessão extraordinária.
Além da cedência do ginásio, a Prefeitura repassará para o atelier um incentivo financeiro de R$ 12 mil para a transferência de máquinas e equipamentos para o local, fará melhorias na parte elétrica, uma pequena reforma interna e, em um segundo momento, a ampliação no ginásio em cerca de 20 metros de cumprimento para a implantação da segunda linha de produção do atelier.
Operação
Por meio da assessoria de imprensa, o prefeito Edgar Thiesen destacou a importância da aprovação do projeto de lei para a geração de empregos no município. Ele também avaliou que essa iniciativa pode atrair outras empresas para se instalarem em Passo do Sobrado. Ele reforçou que a Administração Municipal está organizada e preparada para não deixar o esporte desassistido.
Nesse sentindo, durante entrevista à Folha do Mate, ele informou que está agendada para a próxima terça-feira, 7, a licitação para definir a empresa que será responsável pela obra de construção da quadra society no município. Além disso, o Executivo está em tratativas com o ex-jogador da equipe da Avenida, de Santa Cruz do Sul, o Tite, para iniciar escolinhas de futebol de campo, duas vezes por semana, para estudantes de escolas de Passo do Sobrado.
De acordo com Thiesen, a proposta apresentada pela empresa terceirizada da Beira Rio, prevê que a partir da instalação da primeira linha de produção sejam gerados de 45 a 60 empregos nos dois primeiros meses de operação. O início das atividades do atelier está previsto para ocorrer entre o dia 15 de julho e 1º de agosto.
Nesse período, a Prefeitura fará as melhorias necessárias no ginásio municipal e a empresa encaminhará a contratação dos primeiros colaboradores e o treinamento deles nas unidades da Beira Rio em Mato Leitão e em Candelária. A segunda linha de produção do atelier deve iniciar até o fim deste ano, quando o número de postos de trabalho irá variar entre 130 e 180.
“Vai depender do mercado, do fluxo de produção e da disponibilidade de mão de obra”, observa o prefeito. O chefe do Executivo ainda pontua que a produção desse atelier será exclusivamente destinada para a unidade da Beira Rio em Mato Leitão. “A empresa já tem mercado garantido, para uma empresa de bastante renome. Por isso, a terceirização não é considerada uma empresa pequena”, esclarece.
Posicionamentos
• Ao se manifestar, a vereadora Célia Fonseca (PTB), por exemplo, ressaltou o momento de angústia e de incertezas, especialmente por ser professora. Ela destacou que é a favor da instalação de novos empreendimentos em Passo do Sobrado, mas que para se ter uma conquista não se deveria encerrar nenhum sonho. “Tínhamos que ter encontrado uma maneira de defendermos e mantermos os dois. Busco e luto pela paz e união da população e não pela divisão e acredito que as duas causas são justas e importantes para o nosso município. Por isso, não consigo me posicionar e me abstenho do voto”, justificou.
• Vereadora pelo Progressistas, Fabiane Gassen, foi uma das parlamentares que se posicionou favorável à cedência do ginásio municipal para a instalação da empresa. “A procura de emprego no nosso município é bastante grande. É o momento de pensarmos na nossa população, no crescimento e desenvolvimento do nosso município”, afirmou. Ela também mencionou que o esporte não ficará desamparado e citou ginásios nas localidades de Taquari Mirim, Potreiro Grande e Passo da Mangueira, que poderão ser utilizados para essa finalidade.
• O vereador Gustavo Rocha (PDT) também votou favorável ao projeto de lei e ressaltou que cobrará a oferta de todos os empregos garantidos pela empresa. Ele também compartilhou que, junto de outros colegas da casa, estará empenhado na busca de recursos para que seja construído um ginásio poliesportivo em Passo do Sobrado. Os vereadores Elisio Machado (PDT), Marlene Kroth Haas (Progressistas) e Mateus Freitas (MDB) também tiveram voto favorável.
• O presidente da Câmara de Vereadores, Selmo Baierle Fagundes (PT) também reforçou o compromisso da Câmara de Vereadores com o município e com a busca de emendas parlamentares para a construção do ginásio poliesportivo.
• Os vereadores Jânder Carvalho (PTB) e Juliana Silveira (PDT) votaram contrários à cedência do ginásio municipal para a instalação do atelier de calçados. Eles ressaltaram que são a favor da instalação da fábrica e da geração de emprego no município, mas defendem que se encontre outro espaço para abrigar a indústria.
Comunidade organiza mobilização
Como forma de protesto à cedência do Ginásio Municipal Ernani Weber para a instalação de uma empresa privada, 17 das 18 equipes que participam do Campeonato Municipal de Futebol Sete decidiram paralisar a competição, que é organizada pela Prefeitura.
Os representantes desses times encaminharam um ofício à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, informando a decisão. Segundo o atleta e representante dos times na realização desse protesto, Cassiano Ferreira, a rodada prevista para este sábado, 4, não será realizada. A promoção das demais será avaliada na próxima semana.
Além disso, atletas de Passo do Sobrado e familiares deles vão realizar uma manifestação pacífica durante a sessão da Câmara de Vereadores, que ocorre na segunda-feira, 6, às 19h. O ato também é contrário à cedência do ginásio municipal.