(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de incentivar a participação cidadã e o entendimento do processo legislativo entre os jovens, o Poder Legislativo de Passo do Sobrado, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou o projeto Vereador Mirim 2024. A dinâmica ocorreu na quinta-feira, 8, quando foi preparada uma sessão ordinária simbólica, realizada em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no domingo, 11. A atividade abrangeu nove alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Alexandrino de Alencar. Eles foram eleitos após a votação realizada nas instituições de ensino.

Além de participarem de compromissos como reuniões e sessões, os estudantes tiveram o desafio de apresentar, na quinta-feira, uma proposição, que poderia ser um projeto de lei, pedido de providência ou indicação, para tramitação na sessão ordinária simbólica. A experiência contou também com o auxílio dos vereadores de Passo do Sobrado, que foram responsáveis por orientar e auxiliar cada vereador mirim durante a sessão.
De acordo com o presidente do Legislativo, Mateus Santos de Freitas (PL), o projeto Vereador Mirim, já existente no município, foi retomado em 2024. Conforme a legislação municipal, o projeto consiste na entrega simbólica do Poder Legislativo, por um dia, aos vereadores mirins eleitos.

Na avaliação de Freitas, o projeto é de grande importância para os jovens, pois auxilia na compreensão e no exercício da cidadania, contribuindo para a participação dos jovens na política.“Essa integração do Poder Legislativo com a comunidade escolar de Passo do Sobrado faz com que os estudantes entendam melhor o papel dos vereadores e a tramitação das proposições na Câmara Municipal”, destaca.

Participantes

Foram eleitos ao cargo e participaram da sessão os alunos Lavínia da Silva Nogueira, da Emef Nossa Senhora dos Navegantes; Augusto Pires Lopes e Lorenzo Santos Lopes, da Emef Nossa Senhora da Saúde; Braian Ezequiel da Silva Stron e Milena Eduarda Schneiders, da Emef Francisco Antônio de Borba Filho. A Emef José de Anchieta foi representada pelos alunos Laura Eichelberger e Kauã Felipe Silva Pacheco; e a EEEM Alexandrino de Alencar teve como representantes Ágata Gabriele Doner da Silva e Yan Kist Timm.

Ágata Gabriele Doner da Silva, aluna do 8º ano da EEEM Alexandrino de Alencar
Aluno do 5º ano da Emef Nossa Senhora da Saúde, Augusto Pires Lopes
Braian Ezequiel da Silva Stron, aluno do 6º ano da Emef Francisco Antônio de Borba Filho
Da Emef José de Anchieta, Kauã Felipe Silva Pacheco, estudante do 9° ano
Laura Eichelberger, do 9º ano da Emef José de Anchieta
Lavínia da Silva Nogueira, estudante do 5º ano da Emef Nossa Senhora dos Navegantes
Lorenzo Santos Lopes, representando o 5º ano da Emef Nossa Senhora da Saúde
Da Emef Francisco Antônio de Borba Filho, aluna Milena Eduarda Schneiders, estudante do 9º ano
Yan Kist Timm, estudante do 9º ano da EEEM Alexandrino de Alencar
Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos