Com o objetivo de incentivar a participação cidadã e o entendimento do processo legislativo entre os jovens, o Poder Legislativo de Passo do Sobrado, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou o projeto Vereador Mirim 2024. A dinâmica ocorreu na quinta-feira, 8, quando foi preparada uma sessão ordinária simbólica, realizada em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no domingo, 11. A atividade abrangeu nove alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Alexandrino de Alencar. Eles foram eleitos após a votação realizada nas instituições de ensino.
Além de participarem de compromissos como reuniões e sessões, os estudantes tiveram o desafio de apresentar, na quinta-feira, uma proposição, que poderia ser um projeto de lei, pedido de providência ou indicação, para tramitação na sessão ordinária simbólica. A experiência contou também com o auxílio dos vereadores de Passo do Sobrado, que foram responsáveis por orientar e auxiliar cada vereador mirim durante a sessão.
De acordo com o presidente do Legislativo, Mateus Santos de Freitas (PL), o projeto Vereador Mirim, já existente no município, foi retomado em 2024. Conforme a legislação municipal, o projeto consiste na entrega simbólica do Poder Legislativo, por um dia, aos vereadores mirins eleitos.
Na avaliação de Freitas, o projeto é de grande importância para os jovens, pois auxilia na compreensão e no exercício da cidadania, contribuindo para a participação dos jovens na política.“Essa integração do Poder Legislativo com a comunidade escolar de Passo do Sobrado faz com que os estudantes entendam melhor o papel dos vereadores e a tramitação das proposições na Câmara Municipal”, destaca.
Participantes
Foram eleitos ao cargo e participaram da sessão os alunos Lavínia da Silva Nogueira, da Emef Nossa Senhora dos Navegantes; Augusto Pires Lopes e Lorenzo Santos Lopes, da Emef Nossa Senhora da Saúde; Braian Ezequiel da Silva Stron e Milena Eduarda Schneiders, da Emef Francisco Antônio de Borba Filho. A Emef José de Anchieta foi representada pelos alunos Laura Eichelberger e Kauã Felipe Silva Pacheco; e a EEEM Alexandrino de Alencar teve como representantes Ágata Gabriele Doner da Silva e Yan Kist Timm.